23/10/2023 às 09h03min - Atualizada em 23/10/2023 às 09h03min

Morte de homem é investigada por suspeita de leptospirose em Canoinhas

Doença pode ser contraída em contato com água contaminada.

Por Joana Caldas, Walter Quevedo, g1 SC e NSC TV
Caminhão do Exército em rua alagada de Canoinhas em 17 de outubro — Foto: Prefeitura de Canoinhas/Divulgação
A morte de um homem de 28 anos é investigada em Canoinhas, cidade do Norte de Santa Catarina que registrou enchente durante as fortes chuvas. Há suspeita de leptospirose, doença que pode ser contraída em contato com água contaminada, como a de alagamentos.

O resultado do exame feito no homem deve sair neste semana. A morte ocorreu na quinta-feira (28). Além de leptospirose, há suspeita de hantavirose. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, que investiga o óbito, ele também tinha sintomas dessa doença.

As duas patologias estão ligadas ao contato com a urina e outras secreções de ratos, presentes na água de enchentes. A bactéria entra no corpo por meio de ferimentos ou através da pele mesmo, em contato com a água contaminada.

Por essa razão, o risco é maior em cidades que passam por alagamentos, como é o caso de Canoinhas.

Os sintomas da leptospirose e da hantavirose começam semelhantes ao de uma gripe forte: com febre alta, dor de cabeça e dores pelo corpo. Nos casos mais graves, a pele fica amarelada, há o surgimento de sangramentos e dificuldade respiratória.

Prevenção

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) orienta que a população de cidades atingidas por alagamentos evite o contato com a água, usando luvas, botas e roupas impermeáveis. Também é possível utilizar sacos plásticos quando esses equipamentos de proteção não estiverem disponíveis.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »