06/03/2024 às 18h23min - Atualizada em 06/03/2024 às 18h23min

ATENÇÃO: Registrado um caso de RAIVA BOVINA na localidade da Pedra Fina, interior de Mafra, próximo à divisa com Itaiópolis.

Um produtor do interior de Mafra, localidade de Pedra Fina nas proximidades da divísa de Itaiópolis notificou a CIDASC após orientação de um médico veterinário que atendeu sua propriedade. No momento da morte do animal, a CIDASC procedeu com a coleta do material encefálico, culminando desta forma com o caso de Raiva Bovina. Os trabalhos estão sendo realizados com a CIDASC, Vigilância Epidemiológica Municipal e Secretaria Estadual/Municipal de Saúde. In loco, o produtor afetado foi orientado a proceder à imediata vacinação de todos os seus bovinos. O mesmo será realizado com orientação porta a porta na vizinhança e propriedades mapeadas num raio de 2 km.A orientação da CIDASC e Vigilância Municipal é que os produtores rurais procedam à vacinação de todos os seus bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, cães e gatos.

A vacina deve ser feita conforme protocolo da bula – se animais que nunca foram vacinados, deve ser ministrada dose inicial e reforço, e posteriormente reforço anual. Também deverão ficar atentos se houver presença de morcegos hematófagos espoliando seus animais e levantar possíveis locais de abrigo destes (cavernas escuras, fendas, taipas, estufas ou casas abandonadas). A CIDASC está de portas abertas para mais esclarecimentos, contaremos com o apoio de agentes de saúde para divulgação de fôlder e cartazes.

Vale destacar que há centenas de espécies de morcegos, e somente duas que se alimentam de sangue. Estes se alojam em locais escuros, sem movimento e silenciosos. Os demais morcegos são benéficos à nossa fauna e não devemos manipulá-los. Caso encontre morcego vivo em estado moribundo, não manipule este animal. Notifique imediatamente a CIDASC.

Raiva: É uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem. É causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. A transmissão da raiva ocorre quando a saliva do animal infectado entra em contato com pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.

Os sintomas da raiva variam conforme a espécie, quando acomete animais carnívoros, eles se tornam agressivos e, quando ocorre em animais herbívoros, as manifestações são de paralisia. Em caso de agressão por animal, deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo. (Fonte: Dive Santa Catarina).

A CIDASC reforça a orientação aos produtores para manterem em dia a vacinação de seus animais, uma medida que não apenas protege o rebanho, mas também resguarda a saúde humana.

Abaixo, apresentamos algumas orientações sobre a aplicação da vacina. Um guia rápido sobre a vacina da raiva em bovinos.

A vacina anti-rábica deve ser aplicada anualmente nos animais domésticos e de criação. Vacine ovinos, bovinos, caprinos e equinos com mais de 90 dias de vida. Quanto à vacinação de cães e gatos, consulte o médico veterinário.

Abaixo, orientações para cada situação envolvendo animais de criação.

Animal nunca foi vacinado contra raiva:

Vacine;
Dê uma dose de reforço em 30 dias;
Faça nova dose de reforço em 180 dias;
Revacinar anualmente.
Animal foi vacinado alguma vez, mas não vinha recebendo o reforço anual:

1. Vacine;

2. Dê uma dose de reforço em 30 dias;

3. Faça nova dose de reforço em 180 dias;

4. Revacinar anualmente.

Animal foi vacinado e recebeu dose de reforço há mais de 180 dias:

1. Vacine agora;

2. Revacinar anualmente;

Animal foi vacinado e recebeu dose de reforço há menos de 180 dias:

1. Aguarde o prazo para vacinar.

Atenção para a conservação da vacina, pois ela precisa de refrigeração. Tanto na hora de guardar quanto de transportar o produto para a propriedade, ela precisa ser mantida entre 2 °C e 8 °C. Ela perde eficácia se guardada depois que o frasco é aberto, por isso o que resta no vidro aberto não pode ser guardado para o momento da aplicação do reforço.

Fique atento e lembre que a vacina da raiva deve ser reforçada anualmente.

Notifique à Cidasc sempre que aparecer sintomatologia nervosa nos animais e nunca manipule animais suspeitos, porque existe o risco de contágio através da saliva.

A prevenção sempre é o melhor caminho, vamos todos cuidar de nossos animais.

Amanhã ao vivo no Jornal Demais News na entrevista do dia o veterinário da CIDASC de Mafra Fernando Bilinski, falando sobre a Raiva Bovina e as precauções.
 
Por Demais FM
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »