01/03/2024 às 09h12min - Atualizada em 01/03/2024 às 09h12min

Bebê de 1 mês e 29 dias é a vítima da dengue mais jovem da história de SC, diz governo

Menino prestes a completar dois meses morreu em um hospital público em Joinville. Estado tem 14 mortes confirmadas.

Bebê (imagem ilustrativa) — Foto: Luma Pimentel/Unsplash/Divulgação
O bebê de 1 mês e 29 dias que morreu por dengue em Joinville é a vítima mais jovem da doença da história de Santa Catarina, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

O órgão do Governo do Estado considera as notificações desde 2015, ano em que começaram os registros históricos.

Conforme dados do painel da Secretaria de Saúde disponíveis na manhã desta sexta-feira (1º), subiu de 11 para 14 o número de mortes no estado. Dessas, 10 foram em Joinville, cidade mais populosa do estado, com mais de 600 mil habitantes.

A morte do menino, prestes a completar dois meses, ocorreu em um hospital da rede pública em 21 de fevereiro, mas só foi divulgada pela prefeitura nesta quinta-feira (29). A família é moradora do bairro João Costa.

Conforme o município, a idade do bebê já configura um fator de risco para a doença, tendo em vista que crianças dessa faixa etária não possuem calendário completo de vacinas.

Entre as novas confirmações, também estão as mortes de pai e filha, que morreram com apenas 18 minutos de diferença em Joinville. Francisco Jatczak, de 95 anos, e a filha dele, Teresinha Jatczak, de 67, estavam internados e morreram às 20h30 e 20h48 de segunda-feira (26).

Em 22 de fevereiro, o estado decretou emergência epidemiológica pela dengue. Com o documento, o governo diz que pode facilitar e ampliar o acesso e tratamento adequado aos pacientes.

Alto risco de transmissão da dengue
Um levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) sobre a presença do mosquito Aedes aegypti mostrou que 47 municípios de Santa Catarina apresentam alto risco de transmissão de dengue.

Além disso, o relatório revela que 69 municípios apresentam médio risco e 34, baixo risco. Os resultados auxiliam a entender o cenário de transmissão das arboviroses (transmitidas por insetos) no estado.

Os municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti precisam realizar o levantamento para a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, chikungunya e zika.

Confira a classificação dos municípios no relatório completo.

Vacina
Todos os 13 municípios catarinenses selecionados pelo Ministério da Saúde para receber doses da vacina contra a dengue já iniciaram a aplicação dos imunizantes em crianças de 10 e 11 anos.

Neste primeiro momento, devido ao limitado quantitativo de doses, um total de 29.100, apenas crianças desta faixa etária estão sendo vacinadas.

Os municípios em que ocorre a imunização são:

Joinville
Araquari
São Francisco do Sul
Barra Velha
Garuva
Balneário Barra do Sul
Itapoá
Jaraguá do Sul
Guaramirim
Schroeder
Massaranduba
São João do Itaperiú
Corupá

A criança deve tomar duas doses da vacina, com um intervalo de três meses entre elas. O estado deve receber, ainda, mais 14,1 mil doses, totalizando 29,1 mil nesta primeira etapa.

A vacinação contra a dengue tem como objetivo reduzir as hospitalizações e mortes por causa da doença. Para isso, o estado precisa alcançar a meta de 90% da população imunizada com o esquema completo, conforme a secretaria.

Por Sofia Mayer, g1 SC
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »