16/08/2022 às 10h23min - Atualizada em 16/08/2022 às 10h23min

Começa a campanha eleitoral, veja o perfil das candidaturas em SC

NDmais
A partir desta terça-feira (16) até o dia 1º de outubro, 962 candidatos vão em busca de conquistar corações e mentes dos catarinenses almejando uma vaga para governador do Estado, senador, deputado federal ou estadual.

Esta terça-feira começa oficialmente a campanha eleitoral, com a oficialização das candidatas e candidatos que disputarão as eleições de 2022.

Em Santa Catarina, serão dez candidatos a governador (dez a vice), 11 para senador e seus dois suplentes, 304 para deputados federais e 605 para as vagas na Assembleia Legislativa.

O número de registro de candidaturas este ano em Santa Catarina bateu um recorde nas eleições gerais. Superou, e muito, o recorde das eleições de 2018, onde 784 concorreram ao pleito.

O número de candidatos a governador repete o das eleições gerais de 2018 com dez no total. Nenhuma mulher concorre ao maior posto do Estado. Por coincidência, há o mesmo número de candidatas mulheres ao cargo de vice-governadora em relação há quatro anos: quatro no total.

A faixa etária predominante dos candidatos ao governo do Estado está entre 60 a 69 anos, são quatro no total nesta faixa. Nove dos dez postulantes têm ensino superior completo. Oito candidatos são catarinenses, sendo três deles naturais de Florianópolis.

Doze candidatos à Presidência

Doze nomes registraram candidaturas à Presidência da República nas eleições gerais deste ano. Dez chapas serão a chamada “puro sangue”, ou seja, o candidato a presidente e vice são da mesma legenda. Apenas Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) têm postulantes a vice de outros partidos.

Pela primeira vez, serão quatro candidatas mulheres na disputa. Sendo duas chapas completamente formada por mulheres. São dez candidatos com ensino superior completo e quatro são advogados.

Campanha eleitoral está liberada

Na campanha nas ruas que começa hoje, os candidatos poderão pedir votos de forma explícita, divulgar o número usado nas urnas e distribuir panfletos aos eleitores.

A partir de hoje estão liberadas a realização de comícios, caminhadas ou outros atos de campanha eleitoral. Fica autorizada também a propaganda na mídia impressa e na internet.

Na internet, por exemplo, os candidatos já poderão ter sites e enviar mensagens para os contatos cadastrados pelos candidatos, partidos ou coligação. Está liberado também propagandas em blogs, redes sociais e também por WhatsApp.

Apesar de ser vedado veicular qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na internet, é permitido o impulsionamento de conteúdo que seja contratado, exclusivamente, por candidatas, candidatos, partidos, coligações e federações partidárias ou pessoas que os representem legalmente, sendo identificados com clareza.

Mas no que tange às eleitoras e eleitores que sejam apoiadores, são proibidos de fazer tal impulsionamento.

Até a antevéspera das eleições, candidatos podem fazer propaganda paga em jornais e revistas, desde que respeitadas as limitações de tamanho

Comícios, atos eleitorais e uso de carros de som podem ser feitos das 8h até meia-noite. Lembrando que o TSE limita o ruído dos carros de som em no máximo 80 decibéis. Comício de encerramento de campanha tem exceção e pode ir até 2h da manhã.

O horário eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 26 de agosto e vai até o dia 30 de setembro para os cargos que concorrem ao primeiro turno.

O período da propaganda vai de 16 de agosto até 1º de outubro, véspera das eleições. Durante o período de julgamentos dos registros, estes candidatos podem fazer campanha.

Os candidatos a presidente da República:

Ciro Gomes (PDT)
Vice: Ana Paula Matos (PDT)

Eymael (DC)
Vice: Professor Bravo (DC)

Felipe D’Ávila (Novo)
Vice: Tiago Mitraud (Novo)

Jair Bolsonaro (PL)
Vice: Braga Netto (PL)

Léo Péricles (UP)
Vice: Samara Martins (UP)

Lula (PT)
Vice: Geraldo Alckmin (PSB)

Pablo Marçal (Pros)
Vice: Fátima Pérola Neggra (Pros)

Roberto Jefferson (PTB)
Vice: Padre Kelmon (PTB)

Simone Tebet (MDB)
Vice: Mara Gabrilli (PSDB)

Sofia Manzano (PCB)
Vice: Antonio Alves (PCB)

Soraya Thronicke (União)
Vice: Marcos Cintra (União)

Vera (PSTU)
Vice: Raquel Tremembé (PSTU)

Candidatos ao governo do Estado:

Décio Lima (PT)
Vice: Bia Vargas (PSB)

Esperidião Amin (PP)
Vice: Dalírio Beber (PSDB)

Gean Loureiro (União)
Vice: Eron Giordani (União)

Jorge Boeira (PDT)
Vice: Dr Dalmo (PDT)

Jorginho Mello (PL)
Vice: Delegada Marilisa (PL)

Leandro Borges (PCO)
Vice: Leandro Borges (PCO)

Moisés (Republicanos)
Vice: Udo Dohler (MDB)

Odair Tramontin (Novo)
Vice: Ricardo Althoff (Novo)

Professor Alex Alano (PSTU)
Vice: Gabriela Santetti (PSTU)

Ralf Zimmer (Pros)
Vice: Ana Lucia Meotti (Pros)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »