23/03/2024 às 18h55min - Atualizada em 23/03/2024 às 18h55min

Homem que ordenou o sequestro de helicóptero foi o mentor do assalto a banco em Mafra

A Polícia Civil de Mafra, por meio da Divisão de Investigação Criminal - DIC, identificou o autor intelectual da tentativa de latrocínio na agência do Banco Sicoob do Alto de Mafra, ocorrido no dia 14 de novembro de 2022.

Na tentativa do roubo, 6 pessoas foram presas em flagrante (e já condenadas em primeira instância), mas nenhuma teria revelado quem seria o líder do grupo, e o provável autor intelectual e mandante do crime.

Desde a data dos fatos em 2022, a DIC de Mafra vinha realizando diversas diligências para o esclarecimento completo dos fatos. Por meio de análises de vínculos, de dados informáticos, entre outras técnicas investigativas tecnológicas descobriu que no crime existia um mandante e orquestrado de toda a ação.

No início deste ano, finalmente a Polícia Civil conseguiu identificar tal pessoa, sendo ele o mesmo indivíduo que teria ordenado o sequestro de um helicóptero para resgatá-lo na Penitenciária Industrial de Joinville, no ano de 2018, fato que resultou na morte de 3 pessoas, inclusive o piloto e o auxiliar de voo sequestrados, com a queda da aeronave.

Assim como o suspeito fez para tentar sua fuga da unidade penitenciária, fez para os comparsas perpetrarem o roubo a banco em Mafra. Ou seja, de dentro do sistema prisional planejou toda ação, inclusive orientando que o bando utilizasse de uma cadeira de rodas para entrar na agência bancária com armas sem serem barrados pelo detector de metais da porta giratória.

O mentor do crime ainda forneceu armas e veículos, obteve informações sobre o carro-forte que entregaria dinheiro e recrutou os autores diretos do crime.

A investigação esclareceu que o mandante do crime já tinha sido preso na companhia de dois dos indivíduos presos em flagrante na ação, e que uma das mulheres presas era sua “ex” companheira.

Para fins de responsabilização do mandante do crime, a DIC instaurou novo inquérito policial que já foi encaminhado ao Ministério Público com as provas para início da Ação Penal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »