01/06/2023 às 09h30min - Atualizada em 01/06/2023 às 09h30min

Com alta de internações e baixa cobertura, SC prorroga campanha de vacinação contra a gripe

Conforme o órgão, apenas 41% do público alvo havia se vacinado até esta quarta-feira (31), dia de encerramento da campanha nacional.

Por causa da baixa cobertura vacinal e do aumento nas internações, Santa Catarina prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe, prevista para encerrar nacionalmente nesta quarta-feira (31).

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informou que apenas 41% do público alvo - estimado em quase 3 milhões de pessoas - havia se vacinado até esta quarta-feira.

Nos idosos com 60 anos ou mais, a cobertura é de 49%. Em relação às crianças, apenas 31% se vacinou. A meta é chegar a 90% em cada um dos grupos prioritários até 30 de junho, nova data prevista para o término da imunização.

A campanha começou em 10 de abril apenas para os grupos prioritários e um mês depois foi aberta para toda a população a partir dos seis meses de idade. A decisão considerou o atual cenário da doença no estado.

Casos e mortes

De acordo com a Dive, até 22 de maio foram confirmados 318 casos graves da doença, que precisaram de hospitalização. Deste total, 20 pessoas morreram - a maioria idosos e crianças, que em geral apresentavam algum fator de risco ou comorbidade.

Gerente de doenças infecciosas agudas e imunização do órgão, Arieli Schiessl Fialho, reforça a importância da vacinação dos grupos prioritários - como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades -, mesmo com a dose disponível para todos.

Segundo dados do Painel de Vacinação do Ministério da Saúde (MS), a cobertura vacinal total em Santa Catarina está em 41,98%.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »