25/04/2020 às 13h32min - Atualizada em 25/04/2020 às 13h32min

SC chega a 48 horas sem registro de mortes por Covid-19; número de casos é de 1.235

A quantidade de casos de coronavírus em Santa Catarina subiu de 1.209 para 1.235 neste sábado (25), divulgou o Governo do Estado. O número de mortes causadas pela Covid-19 permaneceu o mesmo desde quinta-feira, sendo 42. Duas mortes estão sendo investigadas, pois há suspeita de coronavírus.

Mais três cidades catarinenses confirmaram casos de coronavírus, Peritiba, Presidente Castello Branco e Seara. Com isso, subiu de 104 para 107 o número de municípios que têm ao menos um caso confirmado da doença. Florianópolis é o local com mais casos confirmados, com 252, seguido de Joinville, com 127, e Blumenau com 90. As mortes ocorreram em 26 municípios.

A taxa atual de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de 16,08%. "Entre a rede pública e privada nós temos 115 pacientes internados em leitos de UTI, nos quais 64 deles na rede pública, número confirmado na última atualização que tivemos nesta manhã", disse o secretário de Saúde do Estado, Helton Zeferino.

"Estamos investindo em todas as redes, estamos fazendo chamamento público de aluguel de UTIs, estamos passando de R$ 300 milhões aos hospitais filantrópicos e também investindo nos nosso hospitais próprios, e ainda temos os hospitais de campanha", disse o governador Carlos Moisés (PSL).

O governo do estado não tem dados sobre curados da doença, mas Santa Catarina tem pelo menos 628 pacientes recuperados de Covid-19, segundo levantamento feito pelo G1 e pela NSC, a partir de dados fornecidos pelos municípios.

Fiscalização
Em Santa Catarina, as aulas e a circulação do transporte coletivo continuam suspensas. Eventos também não podem ocorrer, assim como é proibida a permanência das pessoas em praias, praças e outros espaço públicos. O governador voltou a repetir que o Estado pode voltar a restringir serviços se achar necessários.

"Esse período que temos não se encerra agora, estamos iniciando esse enfrentamento à Covid-19. "Vai depender muito da atitude de cada cidadão para o Estado não retornar à condição anterior [de mais restrições]", disse Moisés.
Na próxima semana o Governo deve atualizar a situação das fiscalizações realizadas em Santa Catarina para garantir o funcionamento seguro dos setores liberados.

Segundo o governador, serão detalhada como tem sido e o que deve mudar nas fiscalizações para "que eventualmente as pessoas não se surpreendam em ter seu estabelecimento fechado por não ter seguido as normas das autoridades sanitárias".
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »