22/06/2023 às 16h58min - Atualizada em 22/06/2023 às 16h58min

Submarino implodiu e todos a bordo morreram, diz Guarda Costeira dos EUA

O submarino implodiu devido à pressão do fundo do oceano, destroços são encontrados perto do Titanic.

G1
A empresa OceanGate confirmou nesta quinta-feira (22) que os cinco tripulantes do submarino que estava em uma expedição turística para ver os destroços do Titanic morreram. O submersível sumiu no domingo (18) e os destroços foram encontrados nesta quinta. De acordo com a Guarda Costeira dos Estados Unidos, o veículo implodiu.

A implosão foi confirmada porque os destroços que foram achados mostram que a cabine que protegia as pessoas da pressão do mar foi perdida. Ainda é cedo para determinar em qual momento e por qual motivo a embarcação implodiu.

Foram encontrados um cone que ia na frente do submarino, além de um pedaço da frente e outro da parte de trás da cabine de pressão.

Não se sabe ainda se haverá uma busca pelos corpos, no entanto --o local é muito inóspito, segundo as autoridades.

Os ruídos que foram captados nos últimos dias, aparentemente, não tinham nenhuma relação com o submersível.

A implosão deve ter gerado um som forte, disse a Guarda Costeira, e esse barulho não foi captado pelos navios e sonares que participavam da operação de resgate. Isso sugere que a implosão ocorreu antes do começo da operação.

Anúncio da morte
Pouco antes da entrevista coletiva, a OceanGate, a empresa do submarino, afirmou que todos os passageiros tinham morrido.

As vítimas são:

o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;
o empresário paquistanês Shahzada Dawood;
Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;
o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;
e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.
Destroços encontrados
Durante a manhã, a Guarda Costeira dos EUA afirmou no Twitter que foram encontrados destroços nas áreas de buscas pelo submarino Titan, que desapareceu enquanto fazia uma expedição até os restos do Titanic, no leito do mar.

A descoberta foi feita por uma sonda perto de onde estão os restos do Titanic.

"Uma área com destroços foi descoberta dentro da área de busca por um veículo não tripulado perto do Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações", disse o comando Nordeste da Guarda Costeira norte-americana, que coordena as operações de busca.

Os destroços foram encontrados por uma sonda levada ao local por um navio canadense, o Horizon Artic.

Os restos do Titanic estão a 3.800 metros abaixo do mar, em um ponto do Oceano Atlântico cerca de 600 quilômetros distante da costa do Canadá.

Fim do oxigênio
Pelas estimativas das equipes de buscas, se o submarino ainda estava inteiro na manhã desta quinta-feira, o oxigênio no interior da embarcação iria acabar.

Os cálculos levam em conta o horário de início da viagem, na tarde de domingo (18).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »