11/04/2020 às 15h36min - Atualizada em 11/04/2020 às 15h36min

Governo prorroga quarentena, mas libera comércio, hotéis e pousadas. Número de óbitos pelo novo coronavírus sobe para 21 em Santa Catarina.

G1
Aumentou para 732 o número de pacientes com o novo coronavírus em Santa Catarina e o estado já registra 21 mortes pela doença. Os dados foram divulgados pelo governo estadual durante uma coletiva neste sábado (11). No boletim divulgado na noite de sexta-feira (10), eram 717 casos e 18 mortes. A quarentena foi prorrogada e determinados setores foram autorizados a funcionar com restrições no atendimento.

De acordo com ele, foram feitos 4,9 mil testes de Covid-19 em laboratórios públicos e privados do estado e são aguardados os resultados de outros 288.

Outras três mortes causadas pela Covid-19 foram confirmadas neste sábado. Uma mulher de 42 anos, que morava em Sombrio, no Sul catarinense, e apresentava fatores de comorbidade. Uma mulher de 62 anos, residente em Itajaí, e uma mulher de 65 anos, moradora de Antônio Carlos.

Até o momento foram registradas mortes em: Porto Belo, Joinville, Criciúma (3), Florianópolis (3), Antônio Carlos (3), São Ludgero, Itajaí (2), Balneário Gaivota, Pedras Grandes, Gaspar, Palhoça, Tubarão, Massaranduba e Sombrio.
Comércios, restaurantes e hotéis são liberados com restrições
O governador Carlos Moisés (PSL) anunciou ainda a prorrogação da quarentena para determinadas atividades e a liberação temporária para o comércio de rua, funcionamento de hotéis, pousadas e similares e a abertura de restaurantes apenas para retirada no balcão.

"Na medida que houver necessidade, nós vamos apertar novamente, restringir novamente as atividades", disse o governador. Ele ressaltou ainda que as prefeituras podem restringir o funcionamento em cada cidade levando em conta a realidade local.

Em relação aos hotéis, pousadas e similares, apenas a hospedagem será permitida. Não está autorizada a abertura de restaurantes e cafés localizados dentro desses locais, assim como outros espaços coletivos, convenções ou qualquer outra atividade.

O comércio de rua poderá abrir desde que não haja aglomeração. O funcionamento de restaurantes foi liberado apenas para retirada de alimentos no balção.

Durante a coletiva, Moisés não detalhou as regras de funcionamento para esses estabelecimentos e disse que as normativas serão divulgadas em um decreto que será publicado neste fim de semana, sem mencionar dia específico.

Fiscalização
O governador anunciou que as polícias militares e civis serão autorizadas a atuarem como autoridade sanitárias nos municípios.

Com isso, elas poderão fiscalizar os estabelecimentos e determinar o fechamento em caso de descumprimento das normas determinadas pelo governo. Moisés disse ainda que, em um primeiro momento, os responsáveis pelo local serão notificados, mas haverá a aplicação de multa se persistir o descumprimento. Moisés afirmou que os detalhes sobre a fiscalização serão previstos no decreto.

Quarentena prorrogada
Foi anunciada a prorrogação da quarenta a atividades que resultem em aglomeração de pessoas como medida para minimizar a transmissão da Covid-19.

"Essas medidas restritivas estão sendo mantidas porque são atividades de alta possibilidade de contágio", afirmou o governador Carlos Moisés.

Continua suspenso até o dia 30 de abril

Transporte coletivo municipal, intermunicipal, interestadual e internacional
Abertura de shoppings centers, centros comerciais e galerias
Permanência de pessoas em bares, cafés, restaurantes e similares
Continua suspenso até o dia 31 de maio

Eventos ou reuniões públicos ou privados
Excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos
Concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praias e praças
Aulas na rede e pública e privada, no ensino municipal, estadual e federal (educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos [EJA], ensino técnico e superior)
Calendário de eventos esportivos da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte)
Atividades em academias, cinemas, teatros e casas noturnas
Moisés divulgou o lançamento do "Guia do Convívio Responsável", disponível no site do governo do estado. A cartilha traz cuidados que devem ser tomados por quem fica em casa, orientações para quem precisar sair, além de recomendações sobre como agir de forma segura no trabalho.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »