03/01/2024 às 08h47min - Atualizada em 03/01/2024 às 08h47min

Saque-aniversário do FGTS em 2024 já está disponível

Os trabalhadores interessados no saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos poucos começam a ter acesso à cota de 2024. As retiradas ocorrem conforme o mês de nascimento e os cotistas nascidos em janeiro podem fazer o saque a partir desta terça-feira (2).

Modalidade saque-aniversário
Criada em 2019 e em vigor desde 2020, a modalidade permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário.

Em troca, o trabalhador não poderá sacar o valor depositado pela empresa em caso de demissão sem justa causa, tendo acesso apenas à multa rescisória de 40%.

O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador e fica disponível por até três meses. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.

Adesão
A adesão a essa modalidade é voluntária e pode ser feita por meio do aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS. O processo também pode ser feito nas agências do banco.

Quando receber
Se quiser receber o dinheiro no mesmo ano da adesão, o trabalhador deverá optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de nascimento. Caso contrário, só receberá a partir do ano seguinte.

Outras modalidades
As demais possibilidades de saque do FGTS – como compra de imóveis, aposentadoria e doenças graves – não são afetadas pelo saque-aniversário.

Como sacar?
A Caixa orienta o resgate por meio do aplicativo FGTS. Nesse caso, o trabalhador pode programar a transferência do dinheiro para qualquer conta em seu nome, independentemente do banco. A operação não tem custo.

As retiradas podem ser feitas nas casas lotéricas, caso esses estabelecimentos estejam abertos, e terminais de autoatendimento para quem tem senha do Cartão Cidadão.

*Com informações da Agência Brasil
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »