18/12/2023 às 09h57min - Atualizada em 18/12/2023 às 09h57min

Nomes de bebês: Miguel, Helena e Gael lideram lista no Brasil em 2023; veja ranking

É o 4º ano consecutivo que Miguel lidera o levantamento

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Miguel, Helena e Gael foram os nomes mais escolhidos para o registro de crianças em 2023 no Brasil (veja os dez primeiros no infográfico abaixo).

Divulgados nesta segunda-feira (18) pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), os dados são fornecidos pelos Cartórios de Registro Civil do país.


 De acordo com a associação, os nomes bíblicos, sempre em alta, costumam manter boa posição na lista.

Nos últimos anos, porém, cresceu o poder de influência dos... influencers.

"Antes os nomes de personagens de novelas ou mesmo do futebol eram naturalmente destaque nos rankings, mas agora têm sido substituídos pelo fenômeno dos influenciadores digitais", diz Gustavo Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil.

Maria Alice, por exemplo, ganhou popularidade após a influencer Virgínia Fonseca e o cantor Zé Felipe escolherem esse nome para a filha.

As escolhas mais populares, no entanto, correspondem a uma pequena fatia do total de registros, o que indica grande diversidade de nomes no Brasil.

Neste ano, foram feitos 2,4 milhões de nascimentos até a metade de dezembro. Ou seja, o líder do ranking em 2023, Miguel, equivale a apenas 1% dos registros.

️ Os registros foram coletados pela Arpen-Brasil até 14 de dezembro de 2023. Em razão disso, o ranking deste ano pode sofrer algumas alterações.

O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) também faz uma estimativa dos nomes mais comuns, mas os registros do Censo de 2022 não haviam sido divulgados até a última atualização desta reportagem.

Por Gabriel Croquer, g1
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »