15/12/2023 às 11h28min - Atualizada em 15/12/2023 às 11h28min

Vilão da inflação, preço da passagem aérea para SC tem alta de 32% em 2023 e registra recorde

Com a proximidade do verão ficou (bem) mais caro viajar de avião para Santa Catarina. O preço médio da tarifa vem sofrendo sucessivos aumentos desde maio e acumula alta de 32,4% na comparação com os preços de janeiro. É o que mostram os números da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Os dados mais recentes são de setembro e a tarifa média está em R$ 671,18 para viagens com destino a Santa Catarina. A média nacional dos voos domésticos é de R$ 747,66.

O cálculo da agência considera a média de preço de todos os assentos comercializados no período, sem contar taxas aeroportuárias, com valores corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Esta metodologia começou a ser adotada em junho de 2010 e o dado de setembro de 2023 em Santa Catarina é o maior já registrado na série histórica.

E a tendência é de piora para os próximos meses: as passagens aéreas foram o item de maior peso no IPCA de outubro e novembro.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa empresas como Gol e Latam, disse que a aviação comercial global ainda sofre com impactos negativos na cadeia de suprimentos devido ao efeito pandemia e ao atual cenário de instabilidade na geopolítica mundial.

Fonte/G1

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »