11/11/2022 às 07h41min - Atualizada em 11/11/2022 às 07h41min

Luzes 'não identificadas' no céu de Porto Alegre podem ser reflexos do Sol em satélites, diz astrônomo

G1SC

As luzes não identificadas que intrigam pilotos de avião há cinco dias no céu de Porto Alegre podem ser reflexos do Sol em painéis de satélites. A hipótese é levantada pelo astrônomo e diretor-técnico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, Marcelo Zurita.

O fenômeno vem ocorrendo desde a última sexta-feira (4). Pilotos de aviões comerciais relataram os episódios à torre de controle do Aeroporto Salgado Filho. Zurita afirma, no entanto, que existem diversas possibilidades sob análise.

"A hipótese que a gente está trabalhando e que me parece mais coerente é o que a gente chama de 'flyers de satélite', reflexos da luz do Sol nos painéis de satélites que passam a milhares de quilômetros de distância. Eles acabam refletindo a luz do Sol diretamente na direção do observador e acaba gerando essa condição rara da gente observar esse fenômeno", diz.

PUBLICIDADE

O piloto e diretor-jurídico do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Diego Barrionuevo, afirma que os pilotos sabem diferenciar satélites e outros objetos de fenômenos como esses, não identificados nos radares.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, "nos últimos dias, o controle do espaço aéreo ocorreu dentro da normalidade, e que não houve registro de ocorrência aeronáutica no Rio Grande do Sul". A Aeronáutica diz ainda que nenhum objeto desconhecido foi identificado pelos radares de defesa aérea.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »