20/08/2015 às 08h46min - Atualizada em 20/08/2015 às 08h46min

El Niño deve intensificar período de chuvas durante a primavera em SC

O El Niño foi o assunto principal de um fórum climático, que aconteceu nesta quarta-feira (19) em Florianópolis e reuniu especialistas do Brasil inteiro e também do exterior. A ideia foi discutir os efeitos e os possíveis impactos que o fenômeno pode causar em Santa Catarina.

"A gente teve um julho extremamente chuvoso, um agosto quente e isso tudo é influência dele. Nos próximos meses vai continuar influenciando", afirma o meteorologista da Central RBS de Meteorologia Leandro Puchalski.

O fenômeno acontece quando as águas do oceano Pacífico ficam mais quentes que o normal. Já os ventos que sopram na altura do Equador diminuem, ficam mais fracos. Isso acontece  longe daqui, mas interfere diretamente no tempo em Santa Catarina.

De acordo com a Alice Grimm, meteorologista da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na primavera há grande probabilidade de que a chuva esteja acima da média, principalmente a partir de outubro.

"A primavera para nós em Santa Catarina é o período mais chuvoso, ou seja, ele vai intensificar uma situação que já é de volume alto", diz Puchalski. A Defesa Civil afirma que não há motivo para pânico e está preparada para as chuvas.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »