01/03/2016 às 08h28min - Atualizada em 01/03/2016 às 08h28min

Usuários do SUS de Mafra não enfrentam mais filas desde lançamento da Operação Fila Zero

A efetivação da redução do tempo de espera nas filas de exames e consultas com médicos especialistas foi conquista da Operação Fila Zero programa lançado em dezembro do ano passado, mas já em execução desde novembro. Por meio dele, otimizou-se o agendamento de consultas e exames, com a meta de zerar as filas. Além da redução nas filas, o programa deve contribuir para que os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS – tenham o pronto encaminhamento ao atendimento necessário.

Saúde como prioridade

O prefeito Wellington Bielecki faz questão de destacar, desde o início de sua gestão, que a saúde é prioridade. “Estávamos com mais de quatro mil pacientes esperando na fila do SUS para consultar com especialistas ou fazer exames. Por meio do Fila Zero firmamos convênios com hospitais e clínicas locais e de fora de Mafra. Desde o seu início houve redução de 100% nas filas de espera por ortopedia e otorrinolaringologia. Até o final de fevereiro, a proposta é zerarmos todas as demais”, afirmou o prefeito.

Menos filas, mais dignidade

A Operação Fila Zero começa no momento em que o usuário do SUS passa por consulta no ESF (Posto de Saúde) e é observada a necessidade de encaminhamento a um especialista. Este processo que antes da implantação do Fila Zero levava meses e até anos, agora é feito dentro do próprio mês, ou seja, em menos de 30 dias. Após a consulta com o especialista o paciente conta ainda com acompanhamento de um clínico geral na sua unidade de saúde para dar continuidade ao tratamento. Vale lembrar que o Fila Zero veio para reduzir as filas, mas precisa da colaboração do usuário evitando faltar às consultas.

Os profissionais da saúde solicitam aos usuários que caso haja a impossibilidade de comparecer à consulta, que comuniquem com antecedência a Secretaria da Saúde, pois a vaga pode ser destinada a outro paciente, reduzindo ainda mais o tempo de espera.

A Secretaria da Saúde de Mafra solicita aos usuários que já tem pedido médico para realização de exames de mamografia, ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia para que compareçam no SUS/Policlínica Municipal para agendamento do mesmo, até o final deste mês. Pede-se atenção, pois os exames são somente para os pacientes que possuam o pedido médico.

Com informações do clicriomafra


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »