09/07/2024 às 09h22min - Atualizada em 09/07/2024 às 09h22min

Caos no tempo: ventos fortes, ondas grandes e possibilidade de neve em SC nesta semana

DENY CAMPOS/NDMAIS
Caos no tempo traz possibilidade de neve em SC entre terça e quarta-feira (10) – Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online
Um caos no tempo atinge Santa Catarina entre a noite desta terça-feira (9) e a quarta-feira (10), trazendo fortes ventos e ondas de até 3 metros em todo o litoral catarinense. A frente fria traz também a possibilidade de neve em SC.

Segundo a Defesa Civil, a velocidade dos ventos chegam a 40 km/h com rajadas entre 50 a 70 km/h em todo o litoral catarinense. Ondas de até 3 metros são esperadas em alto mar, representando riscos para atividades de pesca, navegação e esportes náuticos.

De acordo com a Defesa Civil, o tempo em SC permanece instável e chuvoso durante a semana. A presença de uma massa de ar frio de origem polar, mantém as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses.

Caos no tempo traz frio intenso ao longo da semana em SC; possibilidade de neve não é descartada
Na noite de terça (09) e madrugada de quarta-feira (10) as temperaturas ficam próximas de 0°C a -2°C nas áreas altas do Planalto Sul. Segundo o Epagri/Ciram, não se descarta a ocorrência de chuva congelada e neve em SC durante caos no tempo entre esta terça e quarta-feira.

Essa condição se intensifica na noite de quinta (11) e madrugada de sexta-feira (12) com a chegada de uma nova e intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil. As máximas não devem passar de 15°C ao longo desta semana em todo o estado.

Para as madrugadas e amanheceres, são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra. As temperaturas ficam em torno de 5°C entre os planaltos, Meio-Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana.

Nas demais regiões de Santa Catarina, as mínimas variam entre 5 e 10°C. A Defesa Civil alerta que as tardes ao longo dos dias serão frias e com ventos predominantes do quadrante sul, reforçando a onda de frio em SC.

A Defesa Civil recomenda redobrar a atenção com a população vulnerável e animais domésticos durante este período. O órgão alerta a população para o uso de agasalho, consumo de água, além de evitar locais aglomerados e manter a higiene das mãos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »