27/05/2024 às 09h32min - Atualizada em 27/05/2024 às 09h32min

Santa Catarina terá ‘frio congelante’ nos próximos dias; veja a previsão

Moradores de Santa Catarina devem enfrentar frio congelante nos próximos dias com a queda nas temperaturas em todas as regiões e chuva

Foto: Mychel Legnaghi/São Joaquim Online/Reprodução
Santa Catarina deve registrar uma nova queda nas temperaturas com ‘frio congelante’ a partir desta segunda-feira (27), conforme Ronaldo Coutinho do Climaterra.

Até o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (30), o estado deve ter tardes frias. Na terça-feira (28), os pontos mais altos devem registrar máximas de 5°C a 7°C. “Nesta segunda, temos uma queda forte nas temperaturas”, explica o especialista.

O frio congelante deve vir acompanhado de chuva em diversas regiões. Modelos meteorológicos indicam até 80 milímetros de chuva no Vale do Itajaí. Um ciclone influencia no tempo, provocando chuva forte e aumentando a chance de enchente na região.

Conforme a Defesa Civil do Estado, na quarta-feira (29), a mínimas variam de 0°C a 7°C entre os planaltos, Grande Oeste e Alto Vale do Itajaí.

Já nas áreas do Meio-Oeste e Planalto Norte próximas à divisa com o Paraná, as temperaturas podem ser ainda menores. Nas demais regiões, as temperaturas variam de 6°C a 12°C.

Durante a tarde, os termômetros variam de 7°C a 10°C entre o Planalto Sul e Meio-Oeste, 10°C a 15°C no Oeste, Extremo Oeste, Planalto Norte e Grd. Florianópolis Serrana de 16°C a 22°C nas demais áreas. 

Previsão do tempo para Santa Catarina
Segunda-feira (27)
Nesta segunda-feira (27), a chuva ocorre de forma persistente, por vezes intensa e vem acompanhada de temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo ocasional, principalmente do centro ao leste do estado, devido ao processo de formação de um ciclone na costa do Sul do Brasil. 

O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e à chuva volumosa entre o Meio-Oeste, Planaltos e principalmente Vale do Itajaí e áreas litorâneas. Os ventos de orientação leste/nordeste devem apresentar rajadas de até 50 km/h do Oeste aos Planaltos ao longo do dia e de até 70 km/h  nas áreas costeiras entre a tarde e à noite.

As mínimas variam entre 7 e 11°C entre os planaltos, Meio-Oeste e Grd. Florianópolis Serrana e de 11 e 16°C nas outras regiões. Em função da instabilidade, as temperaturas apresentam pouca variação ao longo dia. As máximas marcam entre 15 e 18°C no litoral e no Baixo e Médio Vale do Itajaí e de 8 e 15°C nas demais áreas. 

O risco segue baixo a moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia. Além disso, a agitação marítima aumenta de forma gradativa ao longo do dia com ondas de leste entre 2 e 3 m de altura (picos de até 3,5 m em alto mar) com risco moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima e à velocidade dos ventos no litoral.

Terça-feira (28)
Na terça-feira (28), a formação do ciclone extratropical no mar, na altura do Rio Grande do Sul, impulsiona o avanço de ar mais seco e frio pelo interior do continente. Essa condição diminui as instabilidades em Santa Catarina, mas mantém as mesmas no mar, o que deixa o dia mais nublado do Extremo Oeste ao Planalto Sul e com sol e poucas nuvens no litoral e em áreas próximas.

Devido a influência do ciclone, o vento varia de oeste a sudoeste, com rajadas entre 45 e 65 km/h (pontuais acima) entre o Meio-Oeste e litoral, incluindo as áreas serranas com risco moderado para ocorrências associadas aos ventos. As temperaturas mínimas variam de 0°C a 6°C entre os planaltos e Grande Oeste (pontualmente menores) e de 5 a 11°C nas demais regiões.

Em função da maior nebulosidade e do ingresso de ar polar impulsionado pelo Ciclone, as temperaturas variam pouco ao longo do dia, se mantendo baixas entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, ficando entre 3°C e 7°C na Serra, 5°C a 10°C no Grande Oeste e de 14°C a 22°C nas demais áreas. Devido ao frio intenso, há risco baixo a pontualmente alto para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, especialmente para a população mais vulnerável. 

Ondas variando de sul a leste com 2 a 3 m de altura e picos de até 3,5 m em alto mar com risco moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima, especialmente entre o Litoral Sul e Florianópolis.

Quarta-feira (29)
Na quarta-feira (29), o ciclone se afasta para alto mar, mas mantém o mar muito agitado ao longo da costa com ondas de sul/sudeste entre 3 m e 4 m e picos de até 4,5 metros em alto mar entre o Litoral Sul e Florianópolis e de 2 a 3 m no Litoral Norte com risco alto a muito alto para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca. 

Os ventos variam de sudeste a sudoeste pelo estado com rajadas entre 50 e 70 km/h entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos nessas regiões. Nas demais áreas, ventos fracos. Além disso, a massa de ar seco, impulsionada pelo ciclone, favorece tempo estável em todas as regiões com sol e variação de nuvens, além das temperaturas mais baixas.

As mínimas variam de 0°C a 7°C entre os planaltos, Grande Oeste e Alto Vale do Itajaí. Nas áreas do Meio-Oeste e Planalto Norte próximas à divisa com o PR, as temperaturas podem ser ainda menores. Nas demais regiões, as temperaturas variam de 6°C a 12°C. À tarde, os termômetros variam de 7°C a 10°C entre o Planalto Sul e Meio-Oeste, 10°C a 15°C no Oeste, Extremo Oeste, Planalto Norte e Grd. Florianópolis Serrana de 16°C a 22°C nas demais áreas. 

Devido ao frio intenso, há risco baixo a pontualmente alto para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, especialmente para a população mais vulnerável.

Tendência para os próximos dias
Entre quinta (30) e sexta-feira (31), a massa de ar seco segue mantendo o tempo estável em todas as regiões do estado, com condições favoráveis para formação de nevoeiros nas madrugadas e predomínio de sol durante o dia.

O frio segue entre as noites e madrugadas, especialmente entre os Planaltos e Meio-Oeste onde ainda haverá condição para formação de geada de forma localizada. Nas demais regiões, ainda faz frio no amanhecer, mas as tardes já serão amenas com marcas entre 19°C e 22°C.   

Fonte/SCC10
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »