19/05/2024 às 08h47min - Atualizada em 19/05/2024 às 08h47min

Cinco crianças e dois adultos ilhados são resgatados com embarcação durante alagamento em SC

Por Joana Caldas, João de Carvalho, g1 SC e NSC TV
Família é resgatada de bote após ficar ilhada em Rio do Sul, SC — Foto: CBMSC/Divulgação
Cinco crianças e dois adultos de uma casa em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, Santa Catarina, precisaram ser resgatados com embarcação durante um alagamento na tarde deste sábado (18). Eles foram deixados em solo em segurança, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar.

O município prevê que pode haver enchente neste sábado.

O resgate ocorreu perto das 12h30, conforme os socorristas, no local conhecido como Valada São Paulo. Ao chegarem ao lugar, viram que a família estava ilhada na casa.

Com a ajuda da embarcação, as pessoas foram retiradas e levadas a local seco. Os bombeiros pediram ajuda à Defesa Civil municipal para que pudessem verificar se os resgatados precisavam de um abrigo.

O g1 entrou em contato com a Defesa Civil de Rio do Sul para saber se a família foi levada a um abrigo e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.

Rio do Sul está com dois abrigos abertos, no salão da igreja da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no bairro Taboão, e no salão da igreja da comunidade São Sebastião, no bairro Bela Aliança.

A prefeitura recomendou que os moradores que precisarem sair das próprias casas devem ligar para a Defesa Civil, no número 199, para ter o melhor direcionamento sobre para qual dos locais ir.

Chuva intensa e volumosa neste sábado
Santa Catarina deve ter chuva intensa e volumosa ao longo de todo este sábado, de acordo com a Defesa Civil. O Vale do Itajaí, Norte e Grande Florianópolis têm risco alto para alagamentos.

O mau tempo deve durar até a madrugada deste domingo (19). O fenômeno ocorre por causa da passagem de uma frente fria, que traz chuva.

Até 11h10 deste sábado, os maiores acumulados de chuva em 24 horas haviam sido no Vale do Itajaí, além da capital, conforme a Defesa Civil.

Vidal Ramos - 135 milímetros
Lontras - 123 milímetros
Rio do Sul - 116 milímetros
Botuverá - 105 milímetros
Florianópolis - 104 milímetros
Nesses lugares, a média histórica de chuva do mês de maio inteiro é de até 130 milímetros, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina.

Em Presidente Getúlio, também Vale do Itajaí, já havia registro de pontos de alagamento neste sábado.

Rio do Sul prevê enchente
A Defesa Civil de Rio do Sul prevê que o nível do rio Itajaí-Açu possa atingir a cota de inundação de 7,5 metros e 8,5 metros. A informação é baseada na chuva das últimas 24 horas na região e pela previsão de mais tempestades para este sábado.

Neste cenário, Rio do Sul já volta a ter enchente, mobilizando comunidades que residem em áreas mais baixas a retirar seus pertences e a busca por locais seguros. Bairros como Taboão, Pamplona, Bela Aliança, Santa Rita são os primeiros a serem atingidos.

A chuva na região já ultrapassou os 120 milímetros em 24 horas e a previsão é de mais chuva para este sábado. No domingo, o volume deve diminuir consideravelmente.

O nível do rio Itajaí-Açu em Rio do Sul pode ser acompanhado no site da Defesa Civil municipal.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »