02/05/2024 às 09h49min - Atualizada em 02/05/2024 às 09h49min

SC se prepara para chuvas de até 200 milímetros e tem alerta para alagamentos, deslizamentos e enxurradas

Instabilidades começam de madrugada desta quinta-feira no Centro-Sul catarinense e se espalham pelo Estado ao longo do dia

Mariana Barcellos/NSC
Imagem/Reprodução
As fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde domingo (28) devem chegar a Santa Catarina nesta quinta-feira (2). As instabilidades começam de madrugada no Centro-Sul catarinense, nas áreas de divisa com o estado gaúcho no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Ao longo do dia, as chuvas avançam em direção ao Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para as chuvas no período entre as 8h e as 15h na metade Sul do Estado. Há grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, de acordo com o instituto.

A Defesa Civil também emitiu alerta de atenção para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos, além de temporais com risco de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. 

Entre quinta e sexta (3), são esperados acumulados entre 150 e 200 milímetros no Extremo Oeste, Oeste e em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Na metade Norte do Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e nas áreas do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os volumes devem ficar em torno dos 100 milímetros.

As temperaturas seguirão altas no Estado. As mínimas ficam entre 22°C e 25°C no Grande Oeste e no Litoral, e entre 17°C e 21°C nas demais regiões. As máximas oscilam em torno dos 30°C na maior parte do Estado, podendo passar dos 35°C no Litoral Norte. 

Recomendações da Defesa Civil
Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos 
Em caso de temporais, evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros
Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »