15/04/2024 às 09h30min - Atualizada em 15/04/2024 às 09h30min

Chuva deixa rastros de destruição em Santa Catarina nesta segunda-feira

Após chuvas no fim de semana, muitos municípios permanecem alagados; Defesa Civil já emitiu alerta sobre volume de águas

Desde sábado (13), Santa Catarina sofre com as consequências das fortes chuvas no estado. Segundo a Defesa Civil do estado, a cidade com maior volume de chuvas foi Garopaba, com 377.5 mm acumulados em apenas quatro dias.

Depois de Garopaba, a cidade de Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, choveu 325 mm nos últimos quatro dias. Em seguida, vem Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, 283.3 mm.

Cidades embaixo d’água
Na manhã desta segunda-feira (15), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para chuva forte com chances de alagamentos e risco de enxurradas para os municípios de Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São José, São Pedro de Alcântara e Águas Mornas nas próximas 2h.

Na SC-281, em São José, na Grande Florianópolis, a água ficou acumulada na pista.

A ponte que conecta Palhoça e São José foi interditada devido ao aumento do nível do rio e um deslizamento na região. A medida foi tomada como precaução devido ao risco de enchentes no local.

A entrada da ponte, localizada na Rua Afonso Pena, no Sertão do Maruim, próximo ao Brasil Atacadista, será bloqueada com pedras como medida de segurança.

Ala do CIC é interditada
As dependências do CIC (Centro Integrado de Cultura) com as chuvas de sábado (13), interditaram o local. Conforme divulgou o colunista Marcos Espíndola, são Vazamentos, goteiras e poças d’água no piso do vão que dá acesso ao MASC (Museu de Arte de Santa Catarina) e às bilheterias. Quem esteve por lá ficou assustado.

Queda de barreira interditou trânsito na BR-101
Na noite de sábado (13), uma queda de barreira interditou a BR-101, no Morro dos Cavalos, em Palhoça. Imagens e relatos de motoristas mostram a grande pedra e árvores que caíram sobre a via. O fato foi registrado no km 235 da rodovia.

Ainda nesta segunda-feira (15), não há previsão de liberação da via.

Pai e filha ficaram ilhados em cachoeira em Garopaba
Na noite de sábado (13) pai e filha foram resgatados após ficarem ilhados em uma cachoeira em Garopaba, no litoral Sul do Estado, devido à chuva intensa que cai sobre a região.

De acordo com a Polícia Militar do 34º BPM (Batalhão de Polícia Militar), as próprias vítimas solicitaram socorro via CRE (Central Regional de Emergência).

Eles tentavam retornar para casa de carro, quando ficaram presos em uma área alagada com correnteza, sendo puxados em direção a uma cachoeira no bairro Encantada.

Ambos foram encontrados se segurando em uma árvore. Com cordas, os militares alcançaram as vítimas, que foram retiradas em segurança. Eles também receberam atendimento do Corpo de Bombeiros Militar, sendo liberados sem ferimentos.

São João Batista registrou pontos de alagamentos
O município de São João Batista registrou aproximadamente 150 mm de chuva no último dia, o que causou um aumento no volume de água e resultou em três pontos de alagamento nas rodovias que passam pela cidade e outros sete pontos em vias urbanas, conforme a Defesa Civil do município.

Duas pontes no bairro Fernandes e a ponte provisória no acesso ao bairro Colônia Nova Itália foram interditadas preventivamente. O sistema de água também apresenta problemas na captação, causando a interrupção no abastecimento de água à população.

De acordo com a Prefeitura Municipal, a cidade apresenta risco para alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos. O Rio Tijucas chegou a atingir o nível de 4,50 metros na manhã deste domingo (14).

Fonte/ANA SCHOELLER/NDMAIS

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »