03/03/2024 às 20h21min - Atualizada em 03/03/2024 às 20h21min

Temporais com chuva intensa entre a tarde desta segunda (04) e a terça-feira (05)

Após um final de semana com predomínio de tempo firme e calor na maioria das regiões do estado, o tempo começa a apresentar mudanças neste início de semana.

Entre a segunda-feira (04) e a terça-feira (05), o avanço de uma frente fria por SC deve favorecer a formação de temporais isolados com chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. A instabilidade devem avançar entre o final da manhã e início da tarde desta segunda (04) pelas áreas de divisa do estado com o RS, incluindo áreas do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. No decorrer da tarde e noite, com o deslocamento do sistema para norte, a condição para chuva intensa e temporais se espalha por todas as áreas, atingindo áreas da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. O risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja para alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos à rede elétrica.

Ao longo da terça (05), o deslocamento do sistema pelo estado segue favorecendo chuva, que ainda pode ser intensa e vir acompanhada de trovoadas, especialmente entre o Meio-Oeste e as áreas litorâneas entre a madrugada e o período da tarde. Com a mudança e intensificação dos ventos para o quadrante sul, associados ao ingresso de ar mais frio na retaguarda da frente fria, sobretudo na terça, as temperaturas apresentam diminuição no estado.

 Recomendações para a população:

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas. Evite atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros.
Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »