25/02/2024 às 18h55min - Atualizada em 25/02/2024 às 18h55min

Norte de SC é castigado por temporais

Divulgação/ND
As cidades do Norte de Santa Catarina foram castigadas por chuvas torrenciais neste final de semana, e acumularam um volume impressionante de água. Ao todo, 957 mm de chuvas foram registrados na região desde as 16h30 deste sábado (24). As cidades mais atingidas foram Joinville e Araquari.

De acordo com a Defesa Civil estadual, o município de Araquari foi o mais atingido, com um volume de 281,4 mm. Dezenas de deslizamentos e pontos de alagamentos foram registrados na cidade nas últimas 24 horas.


Por conta do cenário de destruição e a quantidade de pessoas atingidas, um decreto de situação de emergência foi assinado pelo prefeito Clenilton Pereira.

“Amanhã de manhã a gente vai levantar tudo o que aconteceu para continuar atendendo todo mundo”, afirmou Pereira em um vídeo nas redes sociais.

Já em Joinville, as chuvas acumularam a metade do que caiu em Araquari, e somaram 137,1 mm no mesmo período. Dezenas de ruas ficaram alagadas e casas foram invadidas pela lama.

A maior cidade do Estado também decretou situação de emergência. A decisão foi na manhã deste domingo (25) durante reunião no gabinete de crise.

Segundo a prefeitura, até o meio-dia, foram atendidas 50 ocorrências, sendo 20 deslizamentos, cinco quedas de muro, duas quedas de árvore e 23 alagamentos em imóveis particulares.

Os bairros mais atingidos foram o Aventureiro, Boehmerwadt, Centro, Fátima, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuva, João Costa, Paranaguamirim, Petrópolis, Santo Antônio e Ulysses Guimarães.

Em Corupá, as chuvas atingiram 101,3 mm em 24 horas, mas não foram divulgadas ocorrências até o momento. Guaramirim e Schroeder também tiveram acumulados expressivos, de 99,8 mm e 96 mm, respectivamente.

Chuvas foram menos intensas em outras cidades da região
Nas cidades de Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, a situação foi um pouco mais tranquila, mas o volume de precipitação não deixa de surpreender. As duas cidades tiveram, respectivamente, 74,8 mm e 74,6 mm de chuvas.,

Já os municípios de Itapoá e Garuva foram os que tiveram os acumulados menos expressivos da região neste final de semana. Em Itapoá, foram 59,4 mm, enquanto Garuva registrou apenas 32,6.

Fonte/Lincoln Pradal/NDmais
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »