24/02/2024 às 10h14min - Atualizada em 24/02/2024 às 10h14min

Homem tem dedos da mão amputados durante trabalho em Itaiópolis

Por volta das 19hrs20min desta sexta-feira (24), a central de operações dos bombeiros voluntários recebeu um chamado para atender uma ocorrência de acidente de trabalho, na localidade de Distrito de Itaió, interior de Itaiópolis.

Para o local foi deslocado uma guarnição de atendimento pré-hospitalar, que ao chegar constatou a veracidade dos fatos e a natureza da ocorrência, que se tratava de uma situação de amputação de dedos da mão de um masculino maior de idade, que realizava o trabalho de rachar lenha.
O corte atingiu duas falanges de dois dedos de uma das mãos da vítima, sendo que a mesma se encontrava consciente e orientada, sinais vitais normais e apresentava hemorragia. Populares improvisaram um torniquete, utilizando-se de cadarço de calçado, fato que contribuiu para evitar maior perda de sague. Após ser atendido no local, a vítima foi encaminhada ao P.A. do hospital Santo Antônio de Itaiópolis, onde foi entregue a equipe medica, juntamente com as informações da ocorrência.

Anderson Oparacz, Comandante da Corporação, descreve alguns pontos importantes sobre o procedimento: A técnica de contenção de hemorragia com a utilização de torniquete é eficaz, sem dúvida, porém deve ser muito bem avaliada por socorristas, devido seus prós e contras, e o mesmo deve ser observado por pessoas leigas. Em resumo, existem outras formas de conter hemorragias, sendo que elas devem ser priorizadas: 1) compressão direta; 2- elevação do membro; 3) compressão na artéria mais próxima. Somente se essas não surtirem efeito, deve ser utilizado o torniquete, porém ele deve ser combinado com períodos de liberação, devido ao risco de comprometimento sanguíneo da parte distal do membro afetado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »