27/12/2023 às 09h33min - Atualizada em 27/12/2023 às 09h33min

SC tem amanhecer com campos cobertos por geada e temperaturas abaixo de 5º

Foto: Mycchel Legnaghi/ São Joaquim Online
A Serra de Santa Catarina amanheceu com os termômetros abaixo de 5ºC e campos cobertos com uma fina camada de geada nesta quarta-feira (27). O fenômeno foi registrado no Vale dos Caminhos da Neve, região que fica a 3 quilômetros do centro de São Joaquim, uma das cidades mais frias do país.

 Na cidade, a estação meteorológica da prefeitura descrita no site do Instituto Nacional de Meteorologia marcou mínima de 4,7ºC. Em Urupema, na mesma região, os dados Epagri/Ciram, que monitora o tempo no estado, mostram que a mínima chegou a 5,7ºC.

De acordo com a Central de meteorologia da NSC, apesar de parecer um fenômeno raro no verão, a geada é comum nas áreas mais altas e acontece durante todo o ano, inclusive nesta estação.

Mesmo com o amanhecer gelado, ao longo do dia as temperaturas podem chegar aos 30ºC.

Com uma população de 25.939 habitantes, segundo o Censo 2022, São Joaquim ocupa uma área de 1.892 km², a 1354 metros de altitude e faz divisa com Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Painel e Lages.

As vinícolas estão entre as atrações mais numerosas em São Joaquim. Há também passeios a cavalo, trilhas, pescaria e a tradição do fogo de chão, além das paisagens.

Por Caroline Borges, g1 SC


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »