16/12/2023 às 10h01min - Atualizada em 16/12/2023 às 10h01min

Mais de 400 meteoros são vistos durante chuva Geminídeas em SC

Filmagem foi feita em Monte Castelo

Mais de 400 meteoros foram vistos na chuva Geminídeas, cujo ápice ocorreu na madrugada de sexta-feira (15), segundo o astrônomo amador Jocimar Justino. Ele filmou o fenômeno em Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina.

O astrônomo amador relatou que a chuva de meteoros foi particularmente "espetacular" nesta data, graças às condições do céu.

"No dia 13, embora houvesse grande expectativa, a observação foi parcialmente ofuscada pela presença de nuvens após a meia-noite. Contudo, na noite seguinte, os observadores foram agraciados com um céu límpido, proporcionando uma visão privilegiada dos meteoros", contou Justino.

Ele classificou essa chuva de meteoros como "um dos destaques astronômicos do ano".

O que são meteoros?

Segundo o astrônomo Jocimar Justino, que faz parte da Bramon e é o responsável pela câmera que fez as imagens acima, o meteoro é o fenômeno luminoso:

"O meteoro pode ser causado pela entrada de qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passar de um metro, passam a ser chamados de asteroides. Já os meteoritos são as rochas que eventualmente sobrevivem ao calor gerado na entrada atmosférica e acabam chegando ao solo", afirmou.

Por Joana Caldas, g1 SC
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »