13/12/2023 às 09h33min - Atualizada em 13/12/2023 às 09h33min

Prepare-se! Onda de calor deve trazer temperaturas escaldantes e ‘clima desértico’ para SC

Uma intensa onda de calor em Santa Catarina mantém o tempo estável e com predomínio de sol no Grande Oeste e nos Planaltos catarinense, além de aumentar as temperaturas em todo o Estado nesta quarta-feira (13).

Conforme a Defesa Civil, já no Litoral e em áreas próximas, o dia deve contar com maior cobertura de nuvens e possibilidade de chuva fraca e isolada no final do dia por conta da circulação marítima.

Outro destaque para a condição do tempo nesta quarta-feira é o aumento das temperaturas em todo o Estado. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, uma intensa onda de calor atuando no Sul do Brasil pode promover tempo estável e aumento nas temperaturas em Santa Catarina.

Temperaturas nas alturas

O meteorologista destaca que a atuação da onda de calor segue elevando as temperaturas até o final de semana em Santa Catarina.

Além disso, o especialista aponta que essa onda de calor pode proporcionar temperaturas de até 37°C, em especial, no Grande Oeste catarinense.

Com relação às temperaturas mínimas, elas variam entre 10°C e 14°C entre os Planaltos e marcam entre 15°C e 21°C nas outras regiões.

À tarde as máximas variam de 27 e 35°C no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral Sul e oscilam entre 24°C e 29°C no restante do Estado.

Tempo com sol e variação de nuvens na quinta-feira

A quinta-feira (14) deverá ser mais um dia marcado pela presença de sol e variação de nuvens pelo Estado. Contudo, a Defesa Civil aponta que, entre a tarde e a noite, novas instabilidades “darão as caras” e provocam pancadas de chuva do Grande Oeste ao Litoral catarinense.

No amanhecer as temperaturas variam entre 19°C e 25°C no Oeste, Extremo-Oeste, no Litoral Sul e nas áreas costeiras e marcam entre 13°C e 20°C no restante do Estado.

À tarde as máximas marcam entre 24°C e 30°C no Planalto Sul e variam entre 27°C e 38°C nas demais áreas.

Sexta-feira conta com possibilidade de temporais isolados

A sexta-feira (15) inicia predomínio de sol entre poucas nuvens no Grande Oeste, com maior cobertura de nuvens na metade Leste e com ocorrência de chuva fraca e isolada no Litoral.

Entre o final da tarde e a noite, a combinação de calor e umidade fornecem condições para a ocorrência de temporais isolados típicos de verão do Grande Oeste ao Litoral Sul.

As temperaturas mínimas variam entre 17°C e 20°C entre os Planaltos e oscilam entre 21°C e 28°C nas demais áreas. As máximas sobem bastante à tarde, marcando entre 25°C e 28°C nas áreas costeiras e variando entre 30°C e 36°C pelo Estado.

Fim de semana vai dar praia?

Segundo a Defesa Civil do Estado, o sábado (16) e o domingo (17), seguem nas mesmas condições do dia anterior, com presença de sol em todas as regiões, temperaturas em elevação e entre a tarde e a noite pancadas de chuva e temporais isolados pelo Estado, devido ao calor e umidade disponível.

LUIZ FERNANDO DRESCH/NDmais
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »