08/12/2023 às 09h23min - Atualizada em 08/12/2023 às 09h23min

Passagem de meteoro é flagrada por câmera em Monte Castelo, SC

Corpo celeste estava a 50 mil km/h, segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros.

Câmeras registraram a passagem de um meteoro no céu de Santa Catarina na madrugada de quinta-feira (7). O objeto foi flagrado pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), que estimou a velocidade do fenômeno. Conforme a entidade, o corpo celeste estava a 50 km/h.

O registro teve duração de 10 segundos e foi feito por uma câmera localizada em Monte Castelo.

O meteoro também foi avistado em São Paulo, segundo a Bramon. Em Santa Catarina, o flagrante aconteceu às 2h47 da manhã, iniciando a trajetória no sentido sul e se movendo em direção ao norte.

A velocidade de 50 mil km/h é aproximadamente 40 vezes acima da capacidade de um avião comercial, conforme a entidade que monitora os meteoros no Brasil 

O que são meteoros?
Segundo o astrônomo Jocimar Justino, que faz parte da Bramon e é o responsável pela câmera que fez as imagens acima, o meteoro é o fenômeno luminoso:

"O meteoro pode ser causado pela entrada de qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passar de um metro, passam a ser chamados de asteroides. Já os meteoritos são as rochas que eventualmente sobrevivem ao calor gerado na entrada atmosférica e acabam chegando ao solo", afirma.

Por Caroline Borges, g1 SC

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »