18/08/2015 às 09h01min - Atualizada em 18/08/2015 às 09h01min

310 mil devem declarar Imposto sobre Propriedade Territorial Rural em SC

Receita Federal abriu prazo para envio das declarações na segunda-feira. Envio das informações deve ser feito pela internet até o dia 30 de setembro.

G1

O prazo para envio da declaração do Imposto sobre Propriedade Rural (ITR) começou segunda-feira (17) e segue até o dia 30 de setembro. Segundo a Receita Federal, em Santa Catarina, são esperados 310 mil declarações. Em todo o Brasil, este número deve chegar a 5,2 milhões.

De acordo com a Receita, o ITR deve ser declarado por toda pessoa física ou jurídica dona de imóvel rural, na condição de: proprietária, titular do domínio útil, possuidora a qualquer título, inclusive quem adquiriu o terreno ou imóvel em usufruto. Apenas quem é imune ou isento não precisa fazer a declaração.

As declarações devem ser feitas pela internet, por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD) do ITR/2015 e enviadas através do Receitanet. Também é possível fazer a declaração por mídia removível em unidades da Receita Federal. Veja mais informações neste link.

Quem fizer a prestação de contas após o dia 30 de setembro pagará multa. A primeira cota do imposto vence em 30 de setembro de 2015 e não serão cobrados juros até esta data. Ele poderá ser pago em até quatro parcelas.

"Sobre as demais quotas há incidência de juros SELIC calculados a partir de outubro até a data do pagamento", informou a Receita Federal em nota.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »