07/11/2023 às 09h04min - Atualizada em 07/11/2023 às 09h04min

Itaiópolis: pais ficam até 3 dias na fila para garantir vaga em escola

Pais de alunos do ensino fundamental de Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina, passaram três dias dormindo na fila de espera para conseguir matricular os filhos. A situação foi registrada ao menos em duas unidades: na Escola Municipal Centro Educativo Itaiópolis e no pré-escolar Abelhinha Feliz.

Um pai de aluno que não quis se identificar conta que a situação causou revolta e indignação. Segundo ele, mais de 50 pessoas que estavam na fila no Centro Educativo Itaiópolis passaram fome e frio. A escola resolveu abrir as portas e abrigar os pais no pátio. Barracas e colchões foram espalhados no local.

“Estamos indignados com a situação da educação na nossa cidade, onde a falta de organização e de respeito ao próximo é gritante. Estamos acampados desde sexta-feira (3) na escola para poder matricular nossos filhos nesta segunda. Os pais que querem dar uma educação para os filhos são humilhados dessa maneira. É uma vergonha para nossa cidade”, reclama o pai.

‘É uma opção dos pais’, diz secretária de educação do município”
Segundo a secretária de Educação de Itaiópolis, Angélica Letícia dos Reis Schultz, a situação é recorrente. Porém, ela diz não entender, já que “nenhuma criança fica sem vaga nas escolas”.

Ela conta que as filas na instituição específica (Centro Educativo Itaiópolis) são formadas porque a procura é alta devido ao método de ensino diferenciado da unidade. “É uma opção dos pais ficarem acampados lá para conseguir as vagas”, comentou.

Por ND + / Demais FM
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »