30/10/2023 às 09h37min - Atualizada em 30/10/2023 às 09h37min

Estufa de fumo é totalmente consumida pelo fogo no interior de Itaiópolis

O fogo consumiu cerca de 700 kg de tabaco.

Por volta das 03hrs40min desta segunda-feira (30), a central de operações dos bombeiros voluntários recebeu um chamado para atender uma ocorrência de incêndio, na localidade de Vontroba I, Itaiópolis.

Para o local foi deslocado uma guarnição de combate a incêndio, que ao chegar contratou a veracidade dos fatos e a natureza da ocorrência, que se tratava de um incêndio em uma estufa secadora de fumo modelo LL, ao qual o tabaco encontra-se em fase final de cura e secagem.

A edificação continha cerca de 70 metros quadrados, era construída em alvenaria e coberta com telhas de fibrocimento, em seu interior continha cerca de 700 kg de tabaco. O fogo já havia consumido todo o tabaco, restando a equipe apenas fazer o rescaldo do local. O fogo se espalhou para o galpão e para outra estufa que se encontrava vazia, através da fiação elétrica, ocasionando danos nesses locais. Após prestar orientações ao proprietário, a equipe retornou ao quartel.

A Corporação orienta, aos fumicultores e a quem interessar, alguns pontos que devem ser observados antes de iniciar a cura e secagem do tabaco.
- Revisar fornalha e dutos responsáveis por conduzir o calor;
- Revisar fiação elétrica;
- Instalar sistema de alimentação elétrica independente, sendo um disjuntor para cada estufa, um para o paiol e outro para a residência familiar;
- Manter reserva técnica de água, de preferência com bomba, também com energia independente;
- Não exceder os limites de temperatura; 
- Manter os arredores das estufas, limpos e organizados, afim de evitar acidentes;
- Armazenar combustíveis, insumos agrícolas e agrotóxicos em locais distantes das estufas que estiverem sendo usadas;
- Evitar guardar veículos, motos, tratores e demais maquinários próximos aos locais de secagem de tabaco;
- Em caso de incêndio, evite abrir portas e janelas da estufa, deixando dessa forma o incêndio confinado; 
- Em caso de acionamento dos bombeiros, mantenha espaço livre e seguro para chegada da viatura, e se for distante da estrada geral, designe uma pessoa para esperar a viatura na encruzilhada de acesso na estrada principal de sua localidade.
Com esses cuidados, evitaremos incêndios, e se os mesmos ocorrerem, o combate será mais rápido e desta forma, os prejuízos serão reduzidos.
Em caso de emergência, ligue 193 ou 47 3652 2908 (também WhatsApp).



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »