18/05/2023 às 17h37min - Atualizada em 18/05/2023 às 17h37min

Bandidos se passam por atendentes de Bancos em novo golpe em Papanduva

O golpista se faz passar por funcionário do banco

Imagem/Ilustrativa
Muitas pessoas de Papanduva estão recebendo ligações telefônicas de números que parecem ser da agência bancária Caixa Econômica Federal, mas que na verdade são de golpistas tentando enganar os clientes.
 
Tais ligações de fato NÂO são originadas dos bancos, mas de centrais telefônicas que “mascaram” a verdadeira identificação do número (Caller ID Spoofing), utilizando recursos avançados do novo modelo de telefonia de voz sobre rede de dados (VOIP).
 
Este serviço é disponibilizado por algumas operadoras VoIP, e é muito utilizado por Telemarketing para mascarar o número e não ser identificado ou bloqueado.
 
Aproveitando-se desse recurso, o golpista se faz passar por funcionário do banco, inclusive com orientações sobre procedimentos aparentemente legítimos, solicitando dados e/ou procedimentos para concretizar sua fraude.
 
Golpistas também podem enviar mensagens por SMS informando que transações via Pix ou operações com
o cartão estão em análise e que para cancelar é necessário ligar na central de atendimento, cujo número
não corresponde aos números oficiais do banco.
 
Assim, a Caixa Econômica Federal orinta os clientes a não fornecer informações sobre números de conta, senhas, cartões, assinaturas eletrônicas ou demais dados bancários por telefone.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »