05/04/2023 às 17h05min - Atualizada em 05/04/2023 às 17h05min
Tempo ‘vira’ em SC e traz alerta para alagamentos e deslizamentos
NDmais
Imagem/Arquivo O tempo instável deve predominar em Santa Catarina no fim desta semana. Entre a tarde desta quarta-feira (5) e a sexta-feira (7) está prevista chuva persistente, principalmente nas regiões litorâneas. A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos no Estado.
De acordo com o alerta do órgão estadual, “a nebulosidade aumenta e pode ocorrer chuva a qualquer hora, em especial nas áreas próximas a serra no Litoral Sul, com risco moderado para alagamentos e deslizamentos”.
Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, a temperatura deve sofrer variações em algumas regiões do Estado.
Na quarta-feira (5), além do aumento da nebulosidade e pancadas de chuva, há risco baixo a moderado para ocorrências de alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas não devem passar dos 24°C em algumas regiões, como Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul, enquanto no Grande Oeste as máximas podem chegar a 29°C.
O tempo permanece fechado e favorável para chuvas com possibilidade de temporais isolados e risco moderado a alto de ocorrências associadas na quinta-feira (6). As temperaturas amanhecem entre 12°C e 14°C e chegam aos 27°C no Extremo Oeste. Nas demais áreas variam entre 18°C e 24°C.
Feriadão de páscoa Já na sexta-feira (7), as instabilidades presentes na atmosfera reforçam a circulação marítima, que traz umidade do oceano em direção ao litoral, Vale do Itajaí e Serra. O dia deve ser nublado e chuvoso, com risco moderado a alto de ocorrências associadas a chuvas persistentes e, por vezes, intensas. As temperaturas não devem passar dos 20°C no Grande Oeste e variam entre 14°C e 17°C dos Planaltos ao Meio-Oeste.
Durante o fim de semana da Páscoa, a circulação marítima continua influenciando o clima e transportando umidade em direção ao litoral e regiões próximas. Como resultado, essas áreas podem esperar tempo encoberto e chances de chuva a qualquer momento, especialmente no domingo (9).