31/03/2023 às 09h54min - Atualizada em 31/03/2023 às 09h54min
Meteoros e 'raios vermelhos' colorem céu e são flagrados por câmera de Monte Castelo SC
Registro foi feito com 4 câmeras, conta astrônomo amador.
Por Caroline Borges e Joana Caldas, g1 SC
Foto: Jocimar Justino/Arquivo pessoal Meteoros e o fenômeno conhecido como "raios vermelhos" foram flagrados por câmeras em Monte Castelo, no Norte catarinense, e coloriram o céu. O registro foi feito por quatro equipamentos, segundo o astrônomo amador Jocimar Justino.
Os flagrantes ocorreram entre 23h de quarta-feira (29) e 6h de quinta (30). "Registrei em quatro câmeras, apontadas para Sul, Norte, Leste e Oeste. Essa é a primeira vez que registro em todas as direções em uma noite", disse o astrônomo amador.
No vídeo, é possível ver os meteoros, em cor branca. Os raios vermelhos também aparecem. O astrônomo explicou melhor através da imagem abaixo.
"Essa imagem é uma sobreposição de todas as imagens feitas pela câmera durante a noite. Os riscos brancos são meteoros, que geralmente são pequenas partículas espaciais que entram na atmosfera terrestre em alta velocidade. Os pontilhados circulares são estrelas, fica marcado o local no céu onde elas apareceram durante a noite. Essa câmera está apontada na direção Norte. Já no lado direito da imagem, aparece um sprite [raio vermelho] bem destacado na cor vermelho/rosa".
PUBLICIDADE
O que são "sprites vermelhos"?
Os raios vermelhos também são conhecidos como sprites. Eles são tipos de descargas elétricas que ocorrem acima das nuvens e, geralmente, possuem cor avermelhada.
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) afirmou que os "sprites vermelhos" ocorrem acima de nuvens de tempestade e são gerados por intensas cargas elétricas que partem do topo das nuvens e vão até o limite da mesosfera, a cerca de 95 quilômetros de altitude.
Em determinado momento, essa descarga elétrica gera um flash de plasma que, por alguns milissegundos, torna-se iluminado, com diversos formatos.
"Embora os sprites sejam um fenômeno relativamente novo em termos de descoberta e estudo científico, eles têm sido cada vez mais observados e estudados nas últimas décadas, graças ao avanço da tecnologia de observação e à crescente compreensão dos processos físicos envolvidos na produção dos sprites. Hoje, os sprites são considerados uma importante área de pesquisa em física atmosférica", disse Justino.
Por Caroline Borges e Joana Caldas, g1 SC