Nesta quarta-feira (14/12), a Polícia Civil de Itaiópolis realizou operação de combate a exploração da prostituição e crimes relacionados em estabelecimentos comerciais de vários bairros do município.
Foram fiscalizados os cinco principais bares/casas noturnas, contra os quais havia denúncias de exploração de prostituição alheia. Alguns destes locais havia a suspeita da presença de crianças e adolescentes, sejam estas apenas presentes nos locais, sejam sendo também submetidas à prostituição.
Em um bar, localizado no bairro Lucena, foi encontrada uma menina de 14 anos em um quarto que ficava junto à área principal do bar. No momento da chegada dos policiais civis, a adolescente correu para o quarto, onde ficou com as luzes apagadas.
A mãe da menina, que atendia no balcão do bar, alegou que a menina estava ali apenas para fazer as unhas com uma manicure que atendia a domicílio.
PUBLICIDADE
Sobre este bar, já havia informação da presença de adolescente.
Na ocasião da abordagem, o Delegado de Polícia Cassiano Tiburski, que coordenava a operação, entrevistou as 4 pessoas que estavam no bar, sendo que todas negaram que adolescente estivesse submetida
à prostituição.
Os demais estabelecimentos fiscalizados foram nos Bairro Lucena, Centro do município e na localidade de Rio da Estiva.
A prostituição em si não é ilegal, não é crime, mas comete crime quem explora a prostituição alheia, como também quem mantêm casa de prostituição (com quartos sendo usados para isso).
Sobre a situação do bar onde foi encontrada a adolescente no Lucena, será instaurado um Inquérito Policial para a apuração dos fatos, já que estão presentes indícios da prática do crime de favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável.