23/08/2022 às 18h49min - Atualizada em 23/08/2022 às 18h49min

Após neve e temperaturas negativas, SC deve registrar mais de 30°C, aponta Defesa Civil

De acordo com meteorologista, situação não é incomum nesta época do ano

Após dias de frio intenso, com temperaturas negativas diárias, neve, sincelo e chuva congelada, deve fazer mais de 30°C no Sul e Oeste catarinenses menos de uma semana depois, apontou a Defesa Civil. De acordo com meteorologista Marcelo Martins, o fenômeno não é incomum nesta época do ano, apesar de ser inverno.

Na semana passada, o estado teve quatro dias seguidos de temperaturas negativas, desde quinta-feira (18). Neste dia, Santa Catarina teve neve, sincelo e chuva congelada na Serra. Na manhã de sexta (19), lagos, estradas e flores estavam congelados. A geada também ocorreu no sábado (20) e domingo (22).

O motivo para a mudança no tempo é um sistema de alta pressão na costa Sul, que favorece a circulação marítima. Além disso, a partir da próxima quinta (25), uma massa de ar seco também influencia no clima, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.

O meteorologista afirmou que a elevação das temperaturas nesta época não é tão incomum. "As massas chegam frias e, se não têm a força de outras passagens e de outras frentes frias, elas vão se aquecendo até ficar em temperaturas altas no período da tarde. Ou seja, massas de ar frio e seco, que depois ficam com ar quente e seco", declarou Marcelo Martins, da Epagri/Ciram.

Previsão

Por causa disso, no Sul e Oeste do estado, os termômetros devem passar dos 30°C no sábado (27), principalmente durante a tarde. A elevação nas temperaturas começou nesta terça (23). Entretanto, na Serra catarinense, as mínimas seguem abaixo dos 5°C, segundo a Defesa Civil.

Também há chance de chuva fraca até a quarta-feira (24) nas regiões da Grande Florianópolis e no Norte, conforme a Epagri. Apesar disso, não há risco para ocorrências meteorológicas.

Já na quinta (25), o tempo deve permanecer seco em todas as regiões, com formação de nevoeiros da Serra ao Litoral.

Para sexta (26) e sábado (27), a previsão da Defesa Civil é de sol com poucas nuvens e aumento gradual da temperatura. As máximas podem chegar a 32°C no Oeste e Sul. Nas demais regiões, a temperatura deve ficar entre 24°C e 29°C.

Com a aproximação de uma frente fria, há chances de pancadas de chuva isoladas no Oeste e Sul na tarde e noite de sábado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »