14/06/2022 às 10h26min - Atualizada em 14/06/2022 às 10h26min

Onça-pintada mais velha do Brasil morre em Brusque

G1SC

Nina, a onça-pintada mais velha do Brasil, de 25 anos, morreu no domingo (12) em Brusque, no Vale do Itajaí. A informação foi divulgada pela prefeitura nesta segunda-feira (13). O animal, que vivia no Parque Zoobotânico do município, passou por um procedimento cirúrgico em maio.

Segundo a prefeitura, Nina era considerada a onça-pintada mais velha do país pelo Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção. O g1 SC tentou contato com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas não teve retorno até a última atualização da matéria.


Nina chegou ao parque de Brusque em 1997, com aproximadamente três meses de vida. De acordo com a prefeitura, Nina vinha apresentando sintomas de velhice desde 2018. Devido a um tumor no abdome, no entanto, ela piorou em 2022.

De acordo com o município, a onça-pintada passou por cirurgia e voltou bem para o parque. Ela morreu um mês depois "por causa naturais".

Segundo o diretor-geral do Zoobotânico, Carlos Alexandre Reis, Nina viveu mais que a média da espécie. Ele conta que ela era um dos animais preferidos do público.

Na época da cirurgia de Nina, o procedimento foi classificado como "bem complicado". Segundo a direção do parque, no entanto, o animal estava se recuperando bem.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »