05/06/2022 às 19h41min - Atualizada em 05/06/2022 às 19h41min

Ciclone avança para SC e traz chuva e ventos fortes

Um ciclone extratropical deve provocar chuva em Santa Catarina neste início de semana. De acordo com a Defesa Civil Estadual, a mudança no tempo começa já no fim da tarde deste domingo (5) com chuva em cidades que fazem divisa com o Rio Grande do Sul.

Mas é a partir da tarde de segunda-feira (6) que a formação e atuação do ciclone extratropical deixa o tempo instável na Região Sul do Brasil. Entre as regiões Oeste, Meio Oeste e Planaltos de Santa Catarina, há condições para temporais isolados, com rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Estas condições de tempo se estendem na terça-feira (7) para as demais áreas do estado, com condições para rajadas de vento de intensidade moderada a forte, especialmente nas regiões próximas ao litoral.

A Epagri/Ciram, órgão que acompanha as previsões do tempo, diz que os maiores volumes de chuva devem ocorrer no sul do Estado, sobretudo no Litoral Sul. O tempo volta a melhorar no Estado a partir de quarta-feira.

Segunda-feira (6): 

Tempo: encoberto com chuva em SC, no decorrer do dia.Temperatura: amena.Vento: nordeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

Terça-feira (7): 

Tempo: encoberto com chuva em SC, devido ao deslocamento de um ciclone extratropical. Os maiores volumes de chuva devem ocorrer no sul do Estado, sobretudo no Litoral Sul.Temperatura: amena.Vento: variável de noroeste a sul, fraco a moderado, com rajadas mais intensas (50 a 70km/h).

Quarta-feira (8): 

Tempo: no Litoral permanece a condição de chuva, com menores volumes, devido ao ciclone extratropical na costa de SC, melhorando no decorrer da tarde e noite. Nas demais regiões, muitas nuvens.Temperatura: amena.Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral (60km/h).

Quinta-feira (9): 

Tempo: mais nuvens e nevoeiros na madrugada e manhã, com sol no decorrer do dia em todas as regiões de SC.Temperatura: amena.Vento: sudeste com fraca intensidade.Tendência para os próximos dias

No dia 10, uma nova frente fria avança pelo Litoral Sul do Brasil, provocando apenas variação de nuvens em SC. Na sequência uma intensa massa de ar frio de origem polar deixa o tempo estável e provoca declínio acentuado na temperatura.

Nos dias 11 a 15 a previsão é de sol e muito frio em SC, com temperatura próxima de 0°C e negativa, e formação de geada nas áreas altas (acima de 700/800m). Entre os dias 15 e 19 o frio diminui com indicativo de chuva mais frequente devido à passagem de outra frente fria e influência de áreas de baixa pressão.





Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »