O mês de junho será de temperaturas baixas, possibilidade de neve e chuva em Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado, a La Ninã vai influenciar o tempo durante todo o mês e o inverno na região Sul (entenda o fenômeno mais abaixo).
O início do mês será marcado por chuvas frequentes, e algumas regiões podem registrar grandes acumulados de chuva. No restante de junho, podem ocorrer períodos mais secos e chuva mal distribuída no Estado.
A chuva forte em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania, ondas de frio e períodos de estiagem podem ocorrer no inverno, que começa em 21 de junho, segundo a Epagri/Ciram.
Neve
Assim como ocorreu em maio, há possibilidade de neve na Serra e regiões mais altas do Estado em junho. O fenômeno foi registrado em ao menos seis municípios catarinenses no último mês.
Segundo Marcelo Martins, meterorologista da Epagri/Ciram, a chance de neve se estende ainda com mais força para os meses de julho e agosto. Isso ocorre, segundo o especialista, pois são nos períodos mais frios em que as temperaturas ficaram entre -1°C a 5°C e há forte muita umidade.
O que é a La Ninã
Segundo a Epagri/Ciram, La Ninã é um fenômeno global que causa resfriamento das águas do Pacífico e gera uma série de mudanças nos padrões de chuva e de temperatura em todo o planeta. No verão, a influência do fenômeno pode deixar a temperatura mais amena.