18/04/2022 às 11h28min - Atualizada em 18/04/2022 às 11h28min

PM faz buscas por criminosos após ataque em Guarapuava e Polícia Civil de SC apoia investigação

A Polícia Militar paranaense faz buscas pelos criminosos que atacaram a cidade de Guarapuava, no interior do Paraná, na noite deste domingo (17). Fortemente armado, o grupo bloqueou acessos da cidade, incendiou veículos em frente a um batalhão policial e tentou assaltar uma empresa de transportes de valores.

Pelo menos três pessoas ficaram feridas, entre elas dois policiais. A Polícia Civil de Santa Catarina presta apoio às investigações.

O tenente-coronel Joas Marcos Carneiro Lins do 16º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Guarapuava, repassou detalhes da atuação das equipes policiais durante ação criminosa na cidade.

De acordo com o tenente-coronel, a situação é de tranquilidade na manhã desta segunda-feira (18). “As aulas podem continuar, o comércio pode continuar aberto”, disse.

Joas citou o ataque ao 16º BPM e afirmou que, como já existia um plano de contingência em função de ocorrências semelhantes que aconteceram no país, foi feito um cerco “não colocando a sociedade em risco por conta do forte armamento que esses marginais estavam de posse”.

“Tivemos um cerco, frustramos a ação, eles acabaram saindo da cidade e aí, sim, houve um confronto nos bloqueios que fizemos, na área rural da cidade e nas saídas das rodovias. Dos sete veículos que estavam na ação, cinco foram alvejados e os meliantes saíram para o mato”, explica Joas.

O comandante acrescenta que farta munição e fuzis foram apreendidos. “Agora, estamos no encalço dos elementos na área rural”, completa.

O pedido é para que os moradores das áreas rurais repassem informações à polícia realizando denúncias referente a movimentações estranhas.

Polícia Civil de SC auxilia investigações

A Polícia Civil de Santa Catarina auxilia as investigações coordenadas pela Polícia Civil do Paraná.

Segundo o delegado da DEIC (Delegacia de Roubos e Antissequestro) de Santa Catarina, Anselmo Cruz, desde os primeiros minutos da ação os agentes catarinenses entraram em contato com o setor de inteligência da Polícia Civil do Paraná para troca de informações.

Isso se dá por conta da forte semelhança que o caso de Guarapuava tem com o ataque sofrido pela cidade de Criciúma, no Sul de SC, em dezembro de 2020, com veículos incendiados, muitos tiros e reféns.

As ações, que vem sendo chamadas de “novo cangaço”, aterrorizam cidades de pequeno e médio portes e se aproveitam dos gargalos da estrutura policial para roubar altas quantias de dinheiro e espalhar terror.

Além disso, o delegado citou a operação Caixa Verde, que ocorreu no início deste ano no Norte do Estado e frustrou a ação de criminosos que estariam planejando um grande assalto em Santa Catarina.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »