14/04/2022 às 12h14min - Atualizada em 14/04/2022 às 12h14min

Queda de meteoro 'bola de fogo' é registrada por estação de monitoramento de Monte Castelo SC

Por Clarìssa Batìstela e Joana Caldas, g1 SC

A queda de um meteoro "bola de fogo", como é conhecido pela intensidade do brilho, foi registrada pela estação de monitoramento de Monte Castelo, no Norte catarinense, na madrugada de quarta-feira (13).

Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o céu estava encoberto durante a noite, mas "se abriu" momentos antes do evento. As imagens foram apanhadas às 00h47.

Conforme Justino, os meteoros bola de fogo, ou fireball, apresentam uma magnitude superior a -4. Significa que o brilho é considerado similar ao do planeta Vênus.

Ainda, conforme o astrônomo, a estimativa é de que a rocha espacial tenha começado a brilhar sobre o município de Curitibanos, no Meio-Oeste e desaparecido próximo ao município de Anita Garibaldi, no Oeste catarinense.

"Geralmente essas rochas espaciais entram na atmosfera entre 40 mil e 240 mil quilômetros por hora. Provavelmente, esse em específico se desintegrou totalmente durante a entrada na atmosfera", explicou.






Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »