30/03/2022 às 11h40min - Atualizada em 30/03/2022 às 11h40min

Frente fria avança em SC com temporais, vendaval e raios; veja as regiões em alerta

Fortes chuvas iniciam nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul; mar fica agitado em todo o Litoral catarinense.

A passagem de uma frente fria por Santa Catarina nesta quarta-feira (30) deixa o tempo instável e provoca temporais em todo o Estado. As fortes chuvas iniciam nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul pela manhã e se propagam para as demais regiões entre a tarde e a noite.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a chuva pode ser pontualmente intensa em um curto intervalo de tempo, principalmente entre o Extremo-Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Um alerta meteorológico divulgado por volta das 10h pela Defesa Civil elenca alguns municípios catarinenses onde os temporais acontecem com raios, rajadas de vento e granizo.

Os municípios são Bocaina do Sul, Brunópolis, Campos Novos, Correia Pinto, Curitibanos, Fraiburgo, Frei Rogério, Herval d’Oeste, Ibiam, Ibicaré, Lages, Lebon Régis, Monte Carlo, Otacílio Costa, Palmeira, Ponte Alta, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília, São Cristóvão do Sul, São José do Cerrito, Tangará, Vargem e Videira.

Nesses locais e em boa parte do Extremo-Oeste ao Litoral Sul o risco é alto para ocorrências associadas aos temporais e à chuva intensa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Mar agitado

Após a passagem da frente fria por Santa Catarina, o vento passa a soprar na direção Sul, com intensidade moderada a forte. As rajadas podem passar dos 70 km/h.

Essa condição deixa o mar agitado em todo o Litoral, com ondas de 2,5 metros à 3,5 metros entre a noite desta quarta e a manhã de sexta-feira (1º), o que favorece a ocorrência de ressaca.

Além disso, com o aumento do nível do mar e a maré astronômica mais alta, também há condições para alagamentos costeiros, principalmente na quinta-feira (31).

Por isso, o risco é alto para ocorrências associadas a rajadas de vento, agitação marítima, ressaca e alagamentos costeiros entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. No Litoral norte, o risco é moderado.

via: ndmais 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »