14/08/2015 às 09h04min - Atualizada em 14/08/2015 às 09h04min

Postos de SC participam de 'dia D' contra poliomielite neste sábado (15)

Todas as unidades do estado deverão oferecer as doses das 8 às 17h. Outra 10 vacinas estarão disponíveis para crianças menores de 5 anos.

G1

Todos os postos de saúde de Santa Catarina estarão abertos neste sábado (15) das 8 às 17h para o chamado 'dia D' da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Também estarão disponíveis outras dez vacinas, para que os pais possam atualizar as imunizações previstas no calendário nacional.

A campanha contra a poliomielite e pela atualização da caderneta de vacinação vai até o dia 31 de agosto. Em Santa Catarina, a meta é vacinar 95% do total estimado de 379.796 crianças com idade de 6 meses a menos de 5 anos contra a doença. A imunização contra a poliomielite é feita via oral, pelas chamadas "gotinhas".

Serão disponibilizadas durante a campanhas as vacinas contra poliomielite, penta, rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetraviral ou tríplice, varicela, DTP e hepatite A.

Mais informações sobre as vacinas podem ser encontradas no site da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

Poliomielite
A poliomelite, ou paralisia infantil, é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca.

“A paralisia, normalmente dos membros inferiores, acontece quando o vírus atinge os nervos causando perda de força, atacando os neurônios motores, que controlam a musculatura envolvida”, explicou a enfermeira Vanessa Vieira da Silva, gerente de imunização da Dive.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »