15/01/2016 às 08h54min - Atualizada em 15/01/2016 às 08h54min

Propriedade rural de sc registra nascimento bezerro hermafrodita

O agricultor Flávio Magri, 53 anos, reside há quatro anos cidade de Campo Erê, mas antes, por mais de 48 anos, residiu na linha Pesqueiro, interior do município, onde criou seus filhos e incontáveis animais dos quais eram comercializados e utilizados para o sustento familiar. Nesse período ele nunca tinha visto e muito menos ouvido falar de um bezerro ter nascido hermafrodita.

 Há dois meses uma vaca comum, prenha pelo processo de monta de um touro holandês, deu cria de um bezerro, mas para a surpresa do empregado e do proprietário o animal possui dois sexos. Magri conta que ao efetuar o pedido para o cadastramento do animal junto à Cidasc, relatou o fato e o registro foi feito com a sua principal característica, a de macho.

 O animal apresenta nitidamente os dois sexos. É aparente o pênis e os testículos, mas a eliminação da urina é pela fístula da uretra da região perineal. O que se pode observar é que o animal é saudável e fora essa curiosa situação, não difere em nada do outro bezerro que está no mesmo piquete.

 Magri cita que o animal tem a frequência de mamadas, comportamento e ganho de peso normal como outros da propriedade. Em pedido de informação, o médico veterinário Orestes Roman, disse que o sexo principal do animal pode ser definido por onde há a eliminação da urina, nesse caso feminino.

 Ele disse também que para uma definição mais correta, seria necessário uma análise, que pode ser feita pelo processo de apalpação, podendo chegar a exames laboratoriais, mas ele que também é criador de gado, nunca teve um caso como este.

 Fonte: Jandir Sabedot


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »