10/07/2021 às 06h52min - Atualizada em 10/07/2021 às 06h52min

Meteoro de 'brilho intenso' é registrado por câmeras de monitoramento de Monte Castelo SC

G1
Santa Catarina teve mais uma queda de meteoro. O fenômeno foi na quinta-feira (8) e registrado por duas câmeras na estação de monitoramento estação de monitoramento de Monte Castelo, no Norte catarinense, do astrônomo amador Jocimar Justino (veja no vídeo abaixo). A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) calculou a velocidade em 71,7 mil km/h.
Após análises, a Bramon informou que o meteoroide atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 20,3°em relação ao solo e começou a brilhar a 97,1 km de altitude. O fenômeno percorreu 126,6 km em 6,4 segundos sobre municípios do Paraná.
O registro aconteceu por volta das 18h40. A passagem do meteoro foi captada, segundo Jocimar, por câmaras no Rio Grande do Sul e São Paulo. No estado catarinense, pessoas nas cidades de Florianópolis e Morro Grande, no Sul, também avistaram o fenômeno.

"Pela análise preliminar, trata-se de um meteoro esporádico (que não pertence a nenhuma chuva de meteoros catalogada até o momento)", explicou.

O astrônomo amador Jocimar Justino é morador de Santa Catarina e integrante da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). Ele já registrou fenômenos parecidos neste ano.

Brilho
O astrônomo amador afirma que durante a noite de quinta recebeu vários relatos sobre o passagem do fenômeno. Em razão da forte luminosidade do meteoro, algumas pessoas fizeram referência ao mito folclórico do Boitatá. A lenda do Boitatá descreve esse personagem como uma grande serpente de fogo.

"Algumas pessoas comentaram brincando que haviam visto o Boitatá e perguntando se eu tinha registrado aqui nas câmeras", divertiu-se Jocimar

Outras pessoas, que testemunharam o fenômeno ao vivo, questionaram ele sobre a mudança de cor que o meteoro sofreu ao longo da passagem.

"Algumas pessoas relataram que ele [o meteoro] mudou de cor algumas vezes. Ficou amarelo, vermelho, azul e também verde. Isso é normal. A mudança de cores acontece de acordo com a camada da atmosfera que o asteroide passa, devido a concentração e tipo de gás que existe ali", concluiu o astrônomo.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »