04/06/2021 às 13h29min - Atualizada em 04/06/2021 às 13h29min

Meteoro com brilho de lua cheia no RS foi registrado por estação de Monte Castelo SC

G1
Bólido foi registrado por câmera de estação no Norte catarinense — Foto: Jocimar Justino/Arquivo pessoal
Mais um meteoro foi flagrado por uma estação em Santa Catarina. O registro do bólido ocorreu por volta das 19h de quinta-feira (3). Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), a queda ocorreu no litoral gaúcho e pôde ser vista de outros locais. No momento mais luminoso, atingiu a magnitude -12.5, equivalente ao brilho de uma lua cheia.

Uma câmera da estação do astrônomo amador Jocimar Justino, que também integra a Bramon, e mora em Monte Castelo, no Norte catarinense, registrou a queda e o momento que o meteoro brilha próximo ao horizonte. O fenômeno foi registrado às 19h09 pela câmera 2 da estação.

A partir das análises iniciais, a Bramon concluiu que o bólido foi gerado por um fragmento de rocha espacial de aproximadamente 25 cm e 33 kg de massa e foi em grande parte, vaporizado durante a passagem atmosférica.

Ainda de acordo com a Bramon, é possível que algo em torno de 10% dessa massa tenha resistido e chegado em solo em Tramandaí (RS).

Outro meteoro também foi confirmado esta semana, mas era interestelar, vindo de fora do sistema solar, e foi registrado por câmera do observatório astronômico de Tangará, no Oeste catarinense.

O fenômeno ocorreu na noite de 30 de maio e as imagens foram divulgadas na terça (1º) após análises feitas pela entidade 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »