27/05/2021 às 07h06min - Atualizada em 27/05/2021 às 07h06min

Queda de dois meteoros é registrada por estação de monitoramento em menos de duas horas em SC

G1
A queda de dois meteoros foi registrada na madrugada desta quarta-feira (26) por câmeras de uma estação de monitoramento em Monte Castelo, no Norte catarinense.

O registro do astrônomo amador Jocimar Justino, que é membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), mostra que o primeiro fenômeno ocorreu por volta da 1h08 sobre o município de Capão Alto, na Serra catarinense, e o outro às 2h33 sobre os municípios de Rio Azul e Irati, no Paraná.
Jocimar conta que, em razão das boas condições climáticas, foi possível registrar dezenas de quedas de meteoros, porém esses dois casos se destacaram.
O astrônomo amador afirma que mais registros poderiam ter sido obtidos se não fosse o brilho da lua.
O primeiro registro, de maior destaque, feito pelas câmeras da Monte Castelo foi do meteoro que caiu sobre a cidade catarinense de Capão Alto por volta da 1h08. O trajeto luminoso do fenômeno durou cerca de 1 segundo.

"Segundo a análise preliminar, trata-se de um meteoro esporádico [que não pertence a nenhuma chuva conhecida até o momento]", informou Jocimar.
O segundo registro de queda ocorreu por volta das 2h33 entre os municípios de Rio Azul e Irati, no Paraná. Segundo as análises do membro da Bramom, o fenômeno entrou na atmosfera com uma velocidade inicial estimada de 37.4 km/s, ou seja, cerca de 134.640 km/h.

"A análise sugeriu que este meteoro possivelmente pertence à chuva denominada phi Ophiuchids", concluiu Jocimar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »