08/01/2016 às 09h53min - Atualizada em 08/01/2016 às 09h53min

Conta de luz pode começar a baixar a partir de fevereiro

Em meio a notícias sobre aumento de gastos, uma boa notícia para o consumidor. A conta de luz poder ser reduzida, em aproximadamente, 10% a partir de fevereiro, conforme indicam as projeções para o preço da energia elétrica em 2016.

A geração de energia poderia começar a ficar mais barata logo no segundo mês do ano, de acordo com as previsões feitas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). No entanto, ao contrário do aumento, a redução não será imediata para a conta do consumidor, mas gradual.

Os cálculos indicam que todas as usinas termelétricas, que produzem eletricidade mais cara, poderão ser desligas no próximo mês, com a exceção das nucleares – por questões técnicas elas não podem parar de funcionar – e de algumas no Nordeste.

Como consequência, a cor da bandeira tarifária (encargo adicional que encarece a conta de luz) poderia mudar para verde a partir do próximo mês. Essa alteração anularia o encargo adicional que é cobrado hoje.

Atualmente, a cor da bandeia é vermelha, que eleva o custo para o consumidor em R$ 45 por MWH (megawatt-hora). Essa arrecadação extra é direcionada para o pagamento das térmicas.

Isso ajudou a encarecer a conta de luz que, de modo geral, subiu 51,3% nos 12 meses encerrados em novembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: g1


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »