22/09/2020 às 07h22min - Atualizada em 22/09/2020 às 07h22min

Santa Catarina tem -4ºC, geada e roupa congelada nas últimas horas do inverno

G1
O último amanhecer do inverno começou gelado em todas as regiões de Santa Catarina, especialmente na Serra, onde teve temperaturas negativas, geada e até a roupa que ficou na rua acabou congelando.

Por volta das 6h desta terça-feira (22), fez -4,2ºC em Bom Jardim da Serra, segundo uma das estação meteorológicas monitoradas pela Epagri/Ciram.

Em São Joaquim, na Serra, foi registrado -1,3ºC por volta das 6h. Na cidade, um morador registrou em vídeo uma peça de roupa que acabou congelando ao ficar na rua durante a madrugada. Na cidade também teve geada, segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski.

Em Maravilha, no Oeste, por exemplo, fazia 4,9ºC. Apesar das primeiras horas de muito frio em todo estado, ao longo desta terça-feira as temperaturas devem ficar elevadas, principalmente no Oeste, onde pode chegar a 27ºC. A região é onde deve ter maior amplitude térmica neste primeiro dia de primavera.

Geada
Com o registro da geada em setembro, a cultura de maçãs podem ser afetadas, pois as macieiras já estão floridas. Para evitar prejuízos, alguns produtores colocam cataventos nos pomares, pois a geada ocorre quando há céu aberto e não há vento, explica o meteorologista da NSC.

Previsão para a primavera
A primavera começa às 10h30 desta terça-feira (22) e vai até 21 de dezembro com previsão de aumento dos volumes de chuva em Santa Catarina, principalmente no Oeste.

A amplitude térmica do primeiro dia de primavera deve ocorrer também ao longo da estação, com amanhecer frio e tardes quentes. Há possibilidade de ressacas nesta primavera, com ciclones no Oceano.

"Devido à mudança no sistema que provoca chuva, ela vem mais entre final de tarde ou início da noite. Algumas oportunidades com temporais, sobretudo no Oeste", explicou Puchalski.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »