17/07/2020 às 17h40min - Atualizada em 17/07/2020 às 17h40min

Ocupação de UTI na Serra Catarinense chega a 100%

G1
Imagem Ilustrativa
Nesta sexta-feira (17) a Serra de Santa Catarina atingiu 100% de ocupação dos leitos de terapia intensiva, tanto os regulares quanto aqueles usados para tratamento da Covid-19. Os dois hospitais da região que têm esse tipo de leito, o Tereza Ramos e o Nossa Senhora dos Prazeres, ambos em Lages, não podem mais receber pacientes em suas UTIs. As unidades atendem a 18 municípios.

São 19 leitos de UTI para Covid para adultos ocupados, e 20 leitos de UTI geral na mesma situação. Nesta sexta está prevista reunião dos prefeitos da região com o secretário de Estado da Saúde, André Motta. Nos últimos dez dias, cinco mortes foram registradas na Serra, segundo o governo estadual.

A expectativa é que até o fim da próxima semana mais 20 leitos de UTI para atendimento de adultos com Covid-19 sejam habilitados nos dois hospitais. Segundo a Secretaria de Saúde de Lages, serão usados para isso recursos recebidos do governo federal.

"Mesmo sem habilitação, eles estando prontos para funcionar, com profissionais para dar suporte, eles já entrarão em funcionamento. O município vai estar custeando os hospitais para manter esses leitos até essas habilitações", disse Claiton Camargo, secretário de Saúde de Lages.

"No Tereza Ramos a gente também vai fazer a implementação de 10 leitos, já usando os equipamentos que estão para a ala nova, só que vai ser na estrutura antiga do prédio. A gente apresentou uma proposta de convênio para o governo do estado, para que a gente possa oferecer o credenciamento que nos atende hoje de UPA e de hospital de triagem para estender ao Hospital Tereza Ramos também pela dificuldade de velocidade de contratação e tudo mais, para que eles possam estar utilizando os nossos profissionais lá também", disse Camargo.

Respiradores e monitores
Na manhã desta sexta foram entregues pelo governo do estado dez respiradores e dez monitores no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Na unidade, que é filantrópica, vão funcionar mais dez leitos de UTI para Covid-19. Para isso, está em andamento nesta data um processo seletivo para contratação de 30 enfermeiros e 30 técnicos de enfermagem.

No Hospital Tereza Ramos, 13 respiradores foram entregues em maio, mas até agora nenhum leito foi habilitado para funcionar. Segundo a direção da unidade, a maior dificuldade está na contratação de profissionais. A Secretaria de Saúde do município disse que vai trabalhar com o governo do estado para colocar esses leitos em funcionamento.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »