14/07/2020 às 09h13min - Atualizada em 14/07/2020 às 09h13min

Familiares de presos fazem manifestação em frente ao Presídio de Mafra

RioMafraMix
Familiares de internos do Presídio Regional de Mafra estiveram no local para uma manifestação nesta segunda-feira, 13. Eles cobram que a administração da unidade aceite a entrada de alimentos e produtos de higiene aos detentos.

Por conta da pandemia de covid-19, a disponibilização desses produtos ficou restrita, após a publicação de uma portaria da Secretaria de Administração Prisional de Santa Catarina em abril deste ano.

A portaria também autorizou ligações e transmissões de vídeo entre familiares e detentos uma vez ao mês por cerca de 10 minutos. Entretanto, de acordo com os manifestantes, as ligações não ocorrem com a frequência estabelecida, o que dificulta o contato com os internos.

 “Eles afirmam não ter higiene, que a alimentação é precária, que muitos não têm chinelos e vivem um verdadeiro caos. Queremos que nossos direitos como família sejam assegurados. Temos o direito de ter contato com nossos familiares, direito de levar uma alimentação mínima e higiene até os mesmos. Eles precisam ter seus direitos humanos preservados”, reivindicam os familiares.
 
Os manifestantes também reclamam da falta de informações e do descaso da administração da unidade para com as famílias. “A saudade de nossos familiares é diária. Nossos filhos choram perguntando dos pais. Perdemos dias de trabalho esperando o contato deles, mas a ligação nunca acontece”, contam.
 
OUTRO LADO

A Secretaria de Administração Prisional de SC afirmou em nota que as denúncias não procedem, pois os detentos continuam recebendo kits de higiene normalmente e quatro refeições por dia. A nota também afirma que a portaria que instituiu a visita virtual no presídio pode sofrer ajustes da administração, conforme a demanda da unidade prisional.
 
Além da visita virtual, os familiares também podem enviar correspondências virtuais via e-mail para os internos, sob a supervisão da unidade, que promove a impressão e entrega das mensagens sem qualquer intercorrência.

  Ainda conforme a Secretaria, as restrições são importantes para evitar o contágio por covid-19 nas unidades. “O Complexo Prisional vem adotando diversas medidas, como o controle mais rigoroso da entrada de pessoas com barreira sanitária e verificação de temperatura corporal, sanitização e higienização das áreas internas e externas, uso de EPIs, dentre outras ações que têm por objetivo minimizar os impactos da pandemia”, diz a nota.

Riomafra Mix

Riomafra Mix


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »